06/12/2018

Alunos da FCV atendem microempresas pelo Programa NAN do SEBRAE

O Programa Negócio a Negócio promove orientação gratuita para microempresas e microempreendedores individuais para auxiliar nas dificuldades encontradas no dia-a-dia da gestão do negócio.

Através do programa alunos da graduação se tornam agentes de orientação empresarial, realizando visitas nas empresas e aplicando diagnóstico de gestão básica, abrangendo temas como finanças, operações e mercado. Os alunos selecionam as empresas, realizam as visitas e fazem uma análise e diagnóstico dos pontos a serem melhorados e entregam um planejamento das ações que ajudarão na gestão da empresa.

Nesse ano, a parceria com a FCV atendeu 229 empresas em Maringá. O grande diferencial é que o Programa leva o aluno até a empresa e dá oportunidade ao aluno de trana prática  a melhoria do negócio para o empreendedor. Segundo Rosineide Pereira “O aluno aprende como funciona o mercado, como a empresa se comporta... Ele saí da faculdade com o conhecimento e a prática, desenvolve as habilidades e capacidades se tornando um diferencial para a vida profissional”, explica a consultora do Sebrae.

O Norberto Ananias, estudante de psicologia participou do projeto esse ano e atendeu 109 empresas. Segundo ele, o maior aprendizado foi o dia-a-dia das empresas e a descoberta das habilidades em gestão financeira. “Quando eu comecei no projeto, estava ali para ver como funcionava e conforme fui atendendo fui aprendendo várias coisas na área da administração e gestão empresarial. Como a psicologia não abrange a área de gestão financeira foi um grande desafio atender todas as empresas. Mas agora pretendo fazer a segunda graduação em Administração e desenvolver meus projetos aliando as duas áreas”, explica Norberto.

O Negócio a Negócio é um grande exemplo que contribui não só com a formação do aluno, mas como para as empresas que participam. “A FCV foi uma grande parceira nessa empreitada, ajudando tanto os alunos que estão se formando, o SEBRAE e toda a comunidade”, ressalta Rosineide, consultora do SEBRAE.

Assessoria de Comunicação - FCV