28/11/2018

Sala Invertida proporciona metodologias ativas para alunos da FCV

Antes o plano de educação era pautado na figura do professor como detentor único do saber, onde os alunos vinham até ele para adquirir conhecimento e respostas. Hoje, o avanço das tecnologias está redefinindo as aulas e o jeito de aprender.

Na medida em que mais alunos têm acesso a computadores e dispositivos móveis conectados à internet, mais oportunidades educativas e interativas se abrem para professores e alunos. Pensando nisso, a FCV possui agora a Sala Invertida, um ambiente para trabalhar metodologias ativas, utilizadas para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e interativas.

Segundo o Profº Alex Alves, coordenador dos cursos de Administração e Marketing, a produção colaborativa é a parte fundamental da sala de aula invertida. “Com a internet, redes sociais, os alunos estão conectados 24 horas por dia, e com isso, tem acesso a muitas informações. O papel do professor é ajudar na construção do conhecimento a partir do que o aluno já sabe, unindo todo o conhecimento teórico do professor e vivência do aluno”, explica o professor.

Na Sala Invertida os alunos podem fazer o uso de notebooks, celulares, slides, e-books, aplicativos ou qualquer outro material complementar que possa potencializar o processo de aprendizagem de forma dinâmica e inovadora. Além disso, a sala possui uma estrutura diferente, com carteiras móveis e três quadros proporcionando a realização de atividades simultâneas na sala de aula.

Com a nova sala conseguimos incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. O estudante passa a ser o centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento. “O destaque da sala invertida é a experimentação. É colocar a teoria e a prática para o aluno testar no mesmo momento, assim o professor media a construção do conhecimento em tempo real”, explica o Profº Alex Alves.

Assessoria de Comunicação - FCV