Professora de Direito apresenta trabalho no I Congresso Internacional de Ciências Jurídicas

23/11/2018

A profª Ma. Lucimara Praza Tena, que participa do PIIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), na FCV, apresentou junto com o aluno de Direito Fábio Alexandre Machado o trabalho intitulado "DA IMPORTÂNCIA DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROTEÇÃO DOS VULNERÁVEIS” no I Congresso Internacional de Ciências Jurídicas da UEM. O evento discutiu as diversas formas de vulnerabilidade como os moradores de rua, índios, quilombolas, mulher negra, mulher ruralista, etc.

O trabalho destacou a importância de Santo Ivo, padroeiro dos advogados e precursor da Defensoria Pública, na luta em defesa dos miseráveis de sua época que não tinham condições de constituir um advogado. Também ressaltou a relevância dos núcleos de prática jurídica das universidades que atendem as pessoas mais vulneráveis da sociedade. O trabalho mencionou que mais do que mostrar os caminhos das pedras, o mais importante é informar os endereços da Defensoria e dos núcleos de prática. "O objetivo é possibilitar o acesso a justiça para aqueles que nem sempre sabem que dispõem de direitos", explica a profª Lucimara Plaza Tena.

Estiveram presentes 97 participantes, inclusive de Portugal e da Colômbia, discutindo as práticas e trocando experiência sobre a Defensoria Pública. Segundo a Profª Lucimara o evento é uma oportunidade para os alunos e professores pela troca de conhecimentos e acesso as pesquisas de várias partes do Brasil e do mundo. Além disso, o PIIC “estimula os alunos a pesquisar e refletir sobre as questões sociais, ajudando o aluno crescer e criar raízes na pesquisa científica e contribuir para a melhoria da sociedade”, afirma Profª Lucimara.

O Congresso começou na quarta-feira (21) com a apresentação de trabalhos na UEM e vai até sexta (23) com palestras e bate-papos.