19/11/2018

Os vários processos seletivos para ingresso no ensino superior

O Brasil apresenta hoje uma variedade de processos seletivos para o aluno entrar na universidade. O mais tradicional é o vestibular.

Mas há outras opções, que acabam sendo um contraponto ao conteúdo escolar muitas vezes fora da realidade de mercado de trabalho e da experiência de vida do estudante. “Os candidatos buscam com maior frequência o ingresso através do ENEM e dos programas governamentais, como PROUNI, FIES e PROMUBE”, comenta a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Cidade Verde, Graziela Trojan Repiso, sobre as preferências além do vestibular.

Ela considera que a melhor forma de acesso à universidade seria pela análise do histórico escolar e das habilidades e competências do candidato.

Mas, há um aspecto positivo em ter várias opções já que o conteúdo dado no Ensino Médio não condiz com muita coisa na vida do aluno. “As disciplinas ensinadas são generalistas. E, para os estudantes, parecem não ter impacto prático em suas vidas. Não tem relação com as necessidades e interesses da faixa etária em média entre 15 e 17 anos”, avalia a coordenadora.

Apesar de o processo mais utilizado depois do vestibular ser o ENEM (e que ganha cada vez mais adeptos), a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Cidade Verde orienta que os alunos prestem atenção na Avaliação de Dados Pessoais e Profissionais do Candidato ao Ensino Superior, que é pouco utilizada hoje, mas que tende a crescer, já que considera na seleção o histórico escolar, o perfil do candidato e o seu projeto de vida.

Social

Uma das discussões mais comuns ao longo dos anos é a diferença entre as escolas públicas e particulares. Graziela aponta que no Ensino Superior essa diferença de origem não é tão relevante, já que as universidades superam a defasagem do Ensino Médio com projetos de ensino, de extensão, de nivelamento e a escolha dos professores nos períodos iniciais dos cursos.

Ingresso

Segundo o diretor geral do Colégio Axia e da Faculdade Cidade Verde, José Carlos Barbieri, a instituição oferece várias possibilidades de ingresso ao curso superior. Ele destaca que, na Faculdade Cidade Verde, 30% ingressam pelo vestibular tradicional. “Neste caso, a data da prova é agendada pelo próprio aluno”, explica. Para o estudante, a possibilidade de poder marcar a data e o horário do vestibular é um fator positivo, pois o aluno se sente mais seguro. Outros 50%, chegam à faculdade através de programas governamentais, como por exemplo o Promube e o Prouni.

Há ainda 20% de acadêmicos que já têm o diploma, mas querem mais um curso para agregar valor á carreira profissional. E ainda dentro deste percentual, estão os que são transferidos de outras instituições de ensino superior.

Oito opções para entrar na universidade

Os estudantes que querem entrar numa universidade em Maringá têm oito opções de ingresso por meio de processo seletivo. São eles:

- Vestibular - processo seletivo tradicionalmente utilizado para ingresso no Ensino Superior;

- ENEM – alunos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio;

- PROUNI – alunos selecionados no Programa Universidade Para todos do Governo Federal;

- PROMUBE – alunos selecionados no Programa Municipal de Bolsa de Estudo, exclusivo para Maringá;

- Portador de Diploma de Curso de Graduação - matrícula de alunos que já tenham um curso de Graduação concluído;

- Aluno Extraordinário – alunos diplomados ou advindos de outra IES que solicitem matrícula em disciplinas isoladas;

- Avaliação Seriada no Ensino Médio - modalidade de acesso que possibilita ao estudante do ensino médio o ingresso no Ensino Superior de forma gradual e progressiva;

- Avaliação de Dados Pessoais/Profissionais processo seletivo para ingresso no Ensino Superior que substituirá a realização de provas.

Por: AndyeIore

Publicado no Caderno Educar do Jornal O Diário do Norte do Paraná