18/09/2018

Contabilidade: curso aposta no social para crescimento dos alunos

Seria a formação profissional o principal compromisso de uma faculdade com seus alunos?

Seria possível, ao mesmo tempo, formar também cidadãos mais conscientes?

A Faculdade Cidade Verde (FCV) acredita que sim. E o curso de Contabilidade mostra que essa realidade é possível. O curso aposta nos projetos e ações sociais, que desenvolve e participa, para agregar conhecimento enquanto desperta o lado humano dos acadêmicos.

Só no programa curricular são quatro projetos que envolvem todos os alunos, de todos os períodos do curso.

Mas, diante a tanto conteúdo pedagógico, por que inserir tais projetos no programa do curso? O coordenador, Neori Tamanini, responde: “Embutir o censo crítico, a noção de responsabilidade social nos alunos é garantir uma sociedade mais engajada. Quando os ensinamos o valor de uma doação e a recompensa moral que ela gera, ensinamos sobre a importância de divulgar tais práticas, de levá-las adiante e contagiar ainda mais pessoas”.

O esforço foi reconhecido até mesmo pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), para o qual a coordenação do curso apresentou, recentemente, suas iniciativas.

Empreendedorismo, cultura e sustentabilidade

Basicamente, sob esses três pilares sustentam-se os projetos realizados. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

- Feira de Empreendedorismo Contábil: É trabalhado com os alunos do 7º e 8º período, os últimos do curso. Com toda a habilidade já adquirida eles são desafiados a montar uma empresa e mantê-la saudável financeiramente, apesar das oscilações de mercado e produto. A empresa é fictícia, mas as situações simulam a realidade exata e o produto ou serviço é criado e comercializado de verdade. A equipe que alcançar melhores resultados é campeã. Mas, quem ganha o prêmio é uma entidade assistencial, escolhida por eles, que recebe o valor liquido arrecadado.

- Feira de Ideias e Inovações: A criatividade ganha forma e o produto ou serviço, idealizado pelos alunos, precisa ser proposto, mantido e financeiramente estudado. Literalmente, os acadêmicos precisam ter uma ideia e tirá-la do papel, fazendo um plano de negócios que comprove sua viabilidade. Este projeto é proposto aos alunos do 5º e 6º semestre.

- Sustentabilidade – ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável): Alunos do 3 e 4º período debatem sobre ações sustentáveis e unem-se ao resto do mundo na tentativa de estabelecer os ODS, também conhecidos como Objetivos Globais. Eles são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os 17 objetivos incluem temas como: a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas.

- Pratico Cultura: Envolvendo os recém chegados na faculdade, os alunos do 1º e 2º período, esta iniciativa serve para ‘quebrar o gelo’ enquanto os aproxima de atividades artísticas e culturais. Aqui é dado espaço para que eles apresentem seus talentos, seja na música, dança ou atuação.

Juntos no Encicon

O Encontro de Ciências Contábeis (Encicon) é um evento interno que proporciona conhecimentos adicionais ao curso e acontecerá de 5 a 9 de novembro. Este evento une e marca o fim de três dos quatro projetos, com a apresentação dos seus resultados.

Apenas a Feira de Ideias e Inovações fica de fora. Todos os demais fazem parte da programação do evento e reforçarão a integração dos alunos, que poderão imergir nos projetos das outras turmas.

Lembrando que os quatros projetos são os incorporados ao plano de ensino do curso de Contabilidade, mas fora eles, acadêmicos e professores costumam ligar-se a outras iniciativas e campanhas, como por exemplo, as diversas ações propostas pela faculdade em conjunto com todos os cursos que oferece.