Trabalhador com nível superior tem salário 471% maior do que aqueles com 1 ano de estudo

28/08/2018

As manchetes dos jornais alarmam para o alto número de desempregados e a dificuldade de recolocação profissional.

E se engana quem pensa que o trabalhador com curso superior está livre dessa estatística. Infelizmente, não! Aliás, há tempos que o diploma não garante emprego para ninguém, mas, tê-lo pode trazer uma garantia muito importante: uma melhor remuneração.

Quem garante é o pesquisador Sérgio Firpo, professor do Insper. Em sua pesquisa a diferença salarial entre um profissional com ensino superior foi de, em média, 5,7 vezes maior que na comparação com um trabalhador com até um ano de estudo. A disparidade sempre existiu, mas acredita-se que a crise tenha a agravado.

Segundo o levantamento, atualmente, um profissional de nível superior completo ganha, em média, R$ 4.911,66. Já um brasileiro com até um ano de estudo ganha R$ 859,81, uma diferença de 471%. E a piora para o lado do trabalhador com menor escolaridade só aumenta, em 2017 a diferença salarial foi de 443%. Mas já foi ainda pior: em 2012, os mais escolarizados ganhavam em média quase 500% mais.

E não piorou só para quem tem pouco estudo: para os brasileiros com ensino médio completo, o diferencial neste ano em relação a quem tem o superior completo chegou a 169%. É a diferença mais elevada desde 2012.