07/08/2018

Bacharel ou Tecnólogo: o que saber antes de escolher

Se você esta pesquisando sobre cursos de graduação certamente já percebeu que alguns deles são chamados de bacharelados e outros de tecnólogos e provavelmente deve estar com dúvidas sobre qual deles é melhor.

Fique tranquilo, à diferença é bem fácil de ser entendida e nós te explicamos tudo.

A primeira coisa a se saber é que não há um melhor que o outro. Bacharel e tecnólogo são diferentes sim, mas as diferenças não chegam a comprometer seu resultado final, até por que cada um tem uma área de atuação bem definida.

Tempo de duração

Certamente essa é a característica de maior importância. Um curso bacharelado dura de 4 anos a 6 anos enquanto um tecnólogo pode ser concluído em 2 ou 3. Os cursos tecnólogos foram criados justamente para quem tem presa em chegar ao mercado de trabalho, mas também atendem as necessidades do mercado, pois mesmo sendo mais curto estão em sintonia com o perfil profissional exigido pelas empresas.

Aqui é importantíssimo deixar claro que o tempo menor de formação não significa que os cursos tecnólogos são inferiores aos bacharelados, eles apenas são cursos práticos e objetivos.

Grade curricular

Outra coisa a se ter em mente é o foco da formação. Se os cursos tecnólogos são objetivos significa que a grade curricular elimina disciplinas mais teóricas e foca nas reais necessidades para o exercício da função.

Para não deixar dúvidas vamos usar um exemplo simples: o curso de Publicidade e Propaganda é um curso bacharelado, dura quatro anos, depois de formado o profissional poderá atuar em qualquer área da publicidade desde a criação (designer) até o atendimento (planejamento de campanha) em uma agência. Se ao invés deste, o aluno optar pelo curso Tecnólogo em Design Gráfico, terminará o curso em dois anos e poderá ocupar a mesma vaga de designer citada acima. Mas, e a parte do atendimento e todo o restante da área? É aí que está a diferença, o curso tecnológico preparou o profissional para área gráfica, portanto apenas o design.

Digamos que um curso bacharelado compreende o todo e o tecnólogo foca uma parte específica.

Todo curso pode ser tecnólogo?

Com certeza não! O grau de bacharel oferece uma visão mais ampla e específica da área e é indispensável em algumas, como na Administração, Direito, Engenharias e Medicina, por exemplo.

Já os cursos tecnólogos preparam o aluno para uma especialidade englobada por uma área. Exemplo: Recursos Humanos e Marketing que estão dentro da área de Administração. O Ministério da Educação (MEC) é quem classifica as áreas dos cursos. Para conhecê-los, de acordo com cada campo de trabalho, confira o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

As semelhanças

Já falamos das diferenças entre os cursos de bacharelado e os tecnólogos, mas há também algumas semelhanças, são elas:

- ambos só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas;

- são cursos de graduação, de nível superior e com diploma. Sim, o diploma tem a mesma validade para os dois tipos de cursos;

- podem ser feitos na modalidade presencial ou à distância (EAD).

Para finalizar lembre-se que a escolha entre o bacharelado ou tecnólogo depende do tipo de profissional que você quer ser e do tempo que está disposto a investir nos seus estudos. Infelizmente, no Brasil não há pesquisas sérias ou estudos que tracem um comparativo entre as oportunidades e o potencial de rendimento entre os dois perfis profissionais. No que tange a qualificação, não há motivos para dizer que um tecnólogo não é tão bem preparado se comparado com um bacharel. E todos sabemos que o comprometimento e dedicação com os estudos e o trabalho é que os distinguem.

O importante é entender que cada um deles foi preparado com um propósito.