26/07/2018

Semana Pedagógica começa com proposta de interiorização

Trabalhar a valorização do profissional, fortalecendo seus valores internos e motivando-os. Esse é o objetivo central da Semana Pedagógica da Faculdade Cidade Verde (FCV), que começou ontem, dia 25, com a proposta de trabalhar o entendimento sobre a busca constante por aperfeiçoamento, pessoal e profissional.

Buscar a essência do eterno aprendiz, que instiga a contínua busca pelo novo. Esse foi o tema da palestra principal da noite, proferida pelo professor Eduardo Chierrito. “Dizem que o importante é o caminho, a ação de caminhar, de se manter em movimento. Ficar parado pode ser perigoso, precisamos estar sempre buscando, buscando conhecimento, buscando melhorias pessoais, afinal, somos eternos aprendizes”, ponderou.

Aplicando o tema no contexto educacional, Chierrito destacou a necessidade de questionar-se. “Por que estamos aqui? O que é ser aprendiz? O que é ser professor? São perguntas que se respondidas com sinceridade e analisadas nos levam a compreender o papel do docente. Afinal, para sermos bons professores precisamos ser aprendizes. Estarmos acordados e caminhando”, instigou o palestrante.

As palavras do diretor geral da FCV, José Carlos Barbieri, vieram para confirmar a proposta da palestra. “Hoje, temos novos perfis de alunos. Não se ensina mais da forma que ensinávamos há alguns anos. Pode ser difícil preparar conteúdos que atraiam esse novo perfil, por isso, precisamos nos focar na preparação das aulas, no direcionamento que damos aos alunos. Pois eles têm acesso a muita informação, mas ainda precisam ser guiados por ela, e esse é o nosso papel como docentes. O sucesso deles é o nosso sucesso”, afirmou Barbieri.

Homenagem

Já que a ideia é valorizar, nada melhor que reforçar o papel dos professores na construção da história da instituição. Partindo desse princípio foram homenageados e presenteados aqueles que têm mais tempo de casa, mais anos dedicados à FCV. Dentre os homenageados professores que há 12 anos, lecionam, coordenam cursos ou atividades desde a criação da faculdade.

Programação

Com três dias de atividades, a Semana Pedagógica estende-se a próxima sexta-feira, dia 27, e conta com a participação de todos os docentes da instituição, nas modalidades presencial e a distância.

Boas vindas aos novos professores, instrução de procedimentos internos e reuniões com colegiados dos cursos estão entre as atividades. As palestras são o momento central de todos os dias da programação, são elas:

- dia 25: A arte do aprendiz: tipologia e desenvolvimento integral;

- dia 26: Inovações no Ensino Superior: aproximações entre Teoria e Prática. Metodologias Ativas: o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem na modalidade blended learning;

- dia 27: Dando Voz ao Professor.

Volta às aulas

A Semana Pedagógica é a preparação para a retomada das aulas e início de um novo semestre. Na FCV a volta às aulas para os cursos já em andamento será na próxima segunda-feira, dia 30. Já o início das aulas para os novos alunos será no dia 01 de agosto.