20/07/2018

Vestibular agendado e só com redação. Veja as vantagens

Chega de desespero, provas que levam horas de duração e toda aquela pressão.

O vestibular agendado já uma realidade. E o melhor, pode ser que a prova tenha apenas uma redação.

A opção facilita muito a vida dos estudantes que querem começar uma faculdade e ter a comodidade de fazer a avaliação no dia e hora que quiserem.

Ah, ele é válido tanto para os cursos à distância quanto para os presenciais. E cada vez mais instituições de ensino particulares têm adotado este modelo.

Afinal, o que é um vestibular agendado?

É uma prova como qualquer outra, a única diferença é que o candidato tem a liberdade de escolher o dia que deseja fazê-la. Dependendo da instituição dá até para marcar a hora. E é claro que precisa seguir o cronograma de disponibilidade estipulado pela faculdade.

É muita moleza, não?

Não é não, atualmente tudo é pensando para facilitar a vida das pessoas (ou deveria ser, pelo menos), natural que o vestibular também possa amenizar o estresse dos estudantes que já estão atribulados por ter que decidir que curso fazer, que profissão seguir, etc.

De modo geral, a avaliação dos resultados segue o mesmo rigor, então não ficou mais fácil, só ficou mais cômodo.

A prova também costuma ser supervisionada e sem consulta.

Posso fazer apenas a redação?

Sim.

Além de agendar o vestibular o estudante também pode ser avaliado, unicamente, por meio de uma redação. Essa é outra variável dos vestibulares atuais.

Aqui o critério de avaliação também é mesmo dos vestibulares tradicionais, o candidato receberá um tema e precisa mostrar conhecimento e técnicas de escrita para desenvolver o assunto. E será pontuado de acordo com seu grau de aptidão.

Só reforçando, o vestibular não perde a importância, apenas deixa de ser tão exigente ao impor datas ou cansar o candidato com provas extensas.

Quais as vantagens?

- Flexibilidade: é o principal benefício. O estudante que trabalha, cuida dos filhos, mora longe ou têm dificuldade para conciliar seus horários, pode decidir quando fazer a prova;

- Menos pressão: sem aquele tumulto e correria, típico dos vestibulares tradicionais, o candidato pode respirar aliviado e melhorar seu desempenho;

- Menos transtornos: já reparou como ficam as ruas e avenidas próximas aos locais de prova? Um caos! Isso acontece por que todos os candidatos têm presa para chegar e fazem o exame no mesmo dia e horário.

Agora que você já sabe que os vestibulares agendados e só com redação podem facilitar sua entrada na faculdade, pode marcar o seu sem medo de ser feliz.

Ah, e boa sorte!

Assessoria de Comunicação - FCV