16/07/2018

Fies: inscrições abertas de hoje até o dia 22

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), deste segundo semestre de 2018, foram abertas hoje, dia 16.

Os candidatos deverão se inscrever, unicamente, pela internet. O prazo termina às 23h59 do próximo dia 22.

O Fies é um financiamento e com suas novas regras divide-se em três modalidades, ambas oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Na modalidade juro zero, destinada a quem comprovar renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As instituições de ensino deverão cobrar do aluno a menor mensalidade do curso.

As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o Fies tem recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Requisitos - Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Inscrições – Pelo site do Fies Seleção (http://fies.mec.gov.br/), esse é o primeiro passo. Caso o candidato seja pré-selecionado, deverá complementar informações da sua inscrição no período de 27 a 31 de julho e, posteriormente, fechar a contratação do financiamento.

Resultados – O resultado da seleção será publicado em 27 de julho, em chamada única, com prazo para comprovação das informações até 31 de julho. No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1 e 24 de agosto.