28/05/2018

Campanha de combate ao abuso sexual infantil mobiliza alunos de Psicologia

O curso de Psicologia, representado pela turma do 1º semestre, abraçou a causa e realizou atividades da campanha Faça Bonito na Faculdade Cidade Verde (FCV).

A campanha faz parte do Calendário Nacional, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no enfrentamento da violência sexual, promovendo ações para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Os alunos foram mobilizados pelo professor Oyama Braga Matins Netto, que é militante da causa desde 2011 e costuma abordar o tema pelas instituições em que trabalha. Segundo ele apesar de ser uma atividade extracurricular o assunto está diretamente ligado ao curso que tem por essência o trabalho com políticas públicas.

O mês de maio é eleito para o destaque da campanha, e os alunos participantes escolheram a semana de 21 a 25, quando acontecia o XIII Ciclo de Estudos na instituição (reveja aqui), para chamar atenção da comunidade acadêmica. Dentre as ações realizadas pelos alunos destaca-se a entrega do símbolo da campanha, uma flor, contendo o número do disk 100 (para denúncias); um flash mob e uma apresentação, contendo vídeos, debates e orientação para o trabalho com as crianças. “Nesse trabalho os alunos buscaram sensibilizar e orientar os demais alunos do campus sobre os canais de denúncia, a prevenção do crime e também como abordar crianças que possam estar sofrendo com abusos, lhes explicando qual a diferença entre um gesto de carinho e a exploração sexual”, destacou o professor.

Símbolo

Uma flor simboliza a campanha, lembra dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Chamada

O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Campanha

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Anualmente a campanha tem um dia nacional de mobilização, o dia 18 de maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.