05/04/2018

Direito: alunos têm palestra com desembargador do TRT

Por mais informação e atualização que os professores tenham e acrescentem ao curso, a experiência de ter contato com profissionais e personalidades de renome na área contribui imensamente para a formação dos alunos. É com esse pensamento que a coordenação de Direito trouxe o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 9ª região, Sérgio Murilo Rodrigues Lemes, para uma palestra realizada ontem, dia 04, com o tema: Direito, Tecnologia e Trabalho.

Instigante e com um tom desafiador o palestrante começou sua fala com a pergunta: Em que mundo você vive? Segundo o aluno do 5º ano, José Carlos Monteiro, foi assim que ele o cativou. “Pensei que ele falaria de violência e injustiças, mas ele trouxe um tema, até aquele momento, impensável para mim. Foi uma surpresa! Conforme foi aprofundando no assunto, um mundo novo do Direito foi se abrindo: o mundo jurídico digital, ou seja, o futuro que nos aguarda”, enfatizou o acadêmico.

Em todos os momentos o palestrante levantou questionamentos sobre a automatização de processos dentro do espaço jurídico como forma de aprimoramento. “O trabalho verdadeiro do algoritmo jamais vai substituir o trabalho jurídico. Certamente os novos profissionais que estão se formando, vão se adaptar com facilidade ao uso da tecnologia no Direito. É importante que os alunos compreendam o que está acontecendo no mundo e que abandonem o modo tradicional e antigo como as coisas eram feitas, partindo para o novo mundo das transformações tecnológicas”, explicou.

Sérgio tem em seu currículo um doutorado defendido na Espanha, a presidência da Comissão do Processo Eletrônico do Tribunal e é também vencedor do Prêmio Innovare, que reconhece as práticas inovadoras do Judiciário nacional.