21/03/2018

Enem já tem data definida e meia hora a mais para prova de exata

A data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já foi definida e divulgada: dias 4 e 11 de novembro.

Além da data, a novidade é que os participantes terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado hoje, dia 2, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Seguindo o modelo de 2017 este ano as provas do Enem também serão realizadas em dois domingos seguidos. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática.

As inscrições deverão ser abertas no dia 7 de maio e encerraram-se em 18 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 82 e o pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Isento - São isentos da taxa os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril.

Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa.

O participante que não apresentar justificativa de ausência ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição.