21/02/2018

Serviço de impressão e cópia automatizado entra em funcionamento

A era digital tem mudado processos e levado o papel ao desuso. Grande parte dos materiais de estudo estão online e também cresce a preocupação com o meio ambiente. Essas tendências somadas às reclamações sobre o custo do ‘xerox’ e a qualidade do atendimento levaram a Faculdade Cidade Verde (FCV) a adotar um serviço de impressão/cópia automatizado.

Com ele cai o custo para o aluno: a impressão passa de R$ 0,20 para R$ 0,12 a unidade e fica mais prático e rápido, já que este aluno fará sozinho suas impressões, pagando antecipadamente por elas.

Dois equipamentos foram instalados e estão, a partir de hoje, dia 21, em funcionamento no campus da FCV: um deles no Bloco C (antiga cantina) e outro no Bloco D (próximo a escadaria principal).

Ambas as estações estão interligadas com um sistema que localiza remotamente as impressões. Explicando melhor: o acadêmico envia a impressão, por qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet) de dentro do campus, ou então envia o arquivo por email (de qualquer local), posteriormente vai até a estação e realiza a impressão.

Tudo isso é possível porque cada aluno tem sua área exclusiva do auto serviço onde gerenciará suas impressões.

Como acessar

Dentro da área Acesso Rápido o aluno clica em Impressão Selbetti. O login/usuário é o número do R.A e a senha é o CPF do aluno. Esta página mostra logo de início o saldo e a lista de impressões enviadas (quando houver). Clique no botão azul ‘Imprimir’ e em ‘Enviar arquivo’ para escolher o arquivo a ser impresso (apenas PDF ou DOC). Ah, escolha sempre a opção ‘aluno’ e nunca a opção ‘colaborador’. Após isso, é só ir até um dos equipamentos e fazer a impressão. Mas, lembre-se, o envio de arquivos pelo portal só pode ser feito de dentro da instituição (por enquanto).

Enviando arquivos por email

Ao enviar as impressões para o email: [email protected] o aluno não precisa acessar o portal. Mas, o email usado deve ser o cadastrado no sistema Delta, caso contrário o documento será ignorado. Caso queira usar outro endereço de email acesse o portal e cadastre um email alternativo (essa opção está disponível no perfil de usuário).

Como pagar

O sistema é pré-pago, portanto, o aluno deve efetuar, previamente, recargas na Tesouraria da FCV. Não há valor mínimo para esta recarga. O total pago ficará na conta do aluno até que seja utilizado, sem período de vencimento e pode ser conferido no portal. O pagamento só pode ser feito em espécie, não são aceitos cartões. A recarga cai na hora, pagou usou.

Cada impressão tem custo de R$ 0,12. Para enviar arquivos não precisa ter saldo em conta, pois o valor só é cobrado depois que a impressão é realizada, o que te dá a segurança de que em caso de erro não haverá cobrança.

Que tipo de arquivo posso enviar?

Apenas no formato Word (DOC,DOCX) ou PDF , arquivos podem ter no máximo até 25 mega (MB).

Estou na impressora, o que fazer?

Ative-a clicando na tela. Identifique-se digitando seu login e senha, que são os mesmos do portal Impressão Selbetti (login é o R.A e a senha o CPF). Também é possível só digitar o PIN que também é o número do CPF.

Se for o primeiro acesso haverá um tutorial de apresentação que você pode pular as etapas.

Pronto, você chegou à página em que estarão listados os documentos que você enviou, basta selecionar aquele que deseja imprimir e finalizar. Nesse momento você verá o total de páginas a serem impressas e o custo.

Quanto tempo os arquivos ficam na lista?

48 horas! Após esse prazo, o arquivo desaparecerá e não será possível restaurá-lo, então antes de enviar um documento via email certifique-se de que conseguirá estar na FCV nas próximas 48 horas para realizar a impressão.

Cópias

Os equipamentos também fazem este serviço. Neste caso, não é necessário enviar arquivos pelo portal, basta o aluno se identificar na estação e usar a abertura do equipamento para possicionar o documento que deseja-se copiar. Cada cópia custa o mesmo valor (R$ 0,12).

O PIN não pode ser trocado.

Bom lembrar que após impresso o documento some da sua lista de impressão, então caso queira repetir a ação, precisa efetuar um novo envio (pelo portal ou email).

Assim como qualquer outra impressora os dispositivos estão sujeitos a falta de papel ou atolamentos, caso isso ocorra, solicite a qualquer colaborador que comunique o Departamento de Tecnologia da FCV.