22/01/2018

Em média 50% dos universitários abandona o curso

As altas taxas de desistência dos cursos universitários no país há tempos chamam a atenção. O último levantamento divulgado pelo governo mostra que o número de universitários que não conclui o curso iniciado é de 50% nas instituições particulares e de 40% nas instituições públicas.

Os dados não chegam a ser bem uma novidade, pois se mantém nesse patamar desde que democratizou-se o acesso ao ensino superior no Brasil, assim como não é novidade a principal causa do problema: a falta de vocação por parte dos estudantes. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, a ausência de orientação vocacional é um dos principais agravantes. “O Brasil tem apenas 8% dos alunos do ensino médio em programas vocacionais. A falta de orientação contribui para que haja uma desistência significativa dos jovens que ingressam no nível superior”, ressaltou.

O pouco preparo do aluno, ainda no ensino médio, também seria um fator importante nas desistências, além das motivações financeiras é claro.

A baixa de alunos é tão grande que gera até mesmo a ociosidade no sistema. O último censo aponta que das 6,1 milhões de novas vagas em instituições públicas e privadas de ensino superior, somente 42,1% estão preenchidas e 13,5% das vagas remanescentes foram ocupadas.

Assessoria de Comunicação - FCV