Salário dos professores públicos é adequado, diz Banco Mundial
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

Salário dos professores públicos é adequado, diz Banco Mundial

22/11/2017


Salário dos professores públicos é adequado, diz Banco Mundial


Fala-se muito da baixa qualidade do ensino brasileiro público e geralmente o fator apontado como responsável por isso é o baixo salário pago aos professores.

No entanto, segundo um estudo do Banco Mundial a culpa pelos maus resultados da educação não é essa. O relatório divulgado ontem, dia 21, aponta que o desperdício, a ineficiência e a falta de incentivos para os docentes seriam a causa da péssima relação entre o gasto público e os resultados das escolas. O documento chega a dizer: ‘O piso salarial dos professores brasileiros está em linha com o que é pago em outros países com renda per capita similar. No entanto, os salários dos professores no Brasil aumentam rapidamente após o início da carreira. Devido às promoções automáticas baseadas nos anos de serviço e da participação em programas de formação, em 15 anos de carreira os salários se tornam duas a três vezes superiores ao salário inicial, em termos reais. Essa evolução supera significativamente a maioria dos países no mundo’.

Além disso, o relatório destaca que os professores têm vantagens previdenciárias, que segundo o texto, são relativamente generosos quando comparado aos padrões internacionais.

Aumentar a qualidade do ensino fundamental em 40% e a do ensino médio em 18% seria totalmente possível de acordo com estudo sem nenhum aumento de despesas com educação. Bastaria aumentar a eficiência na aplicação dos recursos e acabar com o desperdício.

O assunto já ganhou as rodas de debate entre especialistas e envolvidos na educação pública e claro que divide opiniões e gera polêmica.

Mas, eai será que os nossos professores públicos têm mesmo o salário compatível com suas funções?

 

Assessoria de Comunicação – FCV


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar