Exposição de tecidos africanos é aberta e fica na FCV até o dia 30
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

Exposição de tecidos africanos é aberta e fica na FCV até o dia 30

17/11/2017


Exposição de tecidos africanos é aberta e fica na FCV até o dia 30


Novembro é o mês da Consciência Negra e para promover discussões sobre o tema e a política racial brasileira, a Faculdade Cidade Verde (FCV) aposta na exposição: A geometria na arte e cores africanas. Apresentações artísticas, dança do ventre, capoeira e música integraram a cerimônia de abertura, que foi aberta pelo diretor da FCV, José Carlos Barbieri.

Até o dia 30 deste mês a exposição permanecerá no hall de entrada da FCV e pode ser visitada por qualquer pessoa que interesse-se. As peças, vestimentas originárias de diversos países, como: Sudão; Guiné Bissau; Moçambique; Senegal; Angola e Cabo Verde representados pelos motivos, cores e formas tribais locais.

A curadora da exposição é Maria Verginia, estudiosa da cultura africana há mais de 16 anos e que garante a originalidade das peças. Ela destaca que a arte africana é a forma mais antiga de representação artística pré-histórica e são encontradas nas cavernas e paredes rochosas denominadas pinturas rupestres, representando várias formas de manifestações decorativas com formas geométricas e simétricas. A geometria também faz parte das pinturas corporais africanas, e acompanham os padrões impressos nos tecidos, estes não são apenas riscados decorativos, possuem significados simbólicos específicos, eles são elos de comunicação entre os povos africanos. Logo, a pintura rupestre, os desenhos corporais e os tecidos africanos são portadores de notícias, histórias amorosas, guerras entre tribos e podem transmitir uma infinidade de sentimentos.

Os tecidos mais usados são o algodão, a lã e seda que são usadas em ocasiões especiais. Os riscados, cores e o estilo estão intimamente ligados às raízes de cada povo africano e representam o patrimônio e a memória deste povo.

 

Assessoria de Comunicação - FCV


 

 

Compartilhe com seus amigos:

 

Voltar