09/10/2017

VIII Congresso Internacional de História é realizado na FCV

Como já acontece há várias edições, neste ano a Faculdade Cidade Verde (FCV) sedia o Congresso Internacional de História (CIH), que chega a sua VIII edição. O evento é realizado bianualmente pelo Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e acontece em paralelo a XXII Semana de História da UEM.

O congresso conta com a participação de 1.100 historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação de diversos países, para um diálogo acadêmico científico sobre a História, bem como discutir e divulgar as pesquisas recentes no campo historiográfico.

Palestrantes vindos da Argentina, México, Venezuela e Paraguai apresentam seu modo de visão e as iniciativas vividas em seus países e somam conhecimento em prol do avanço da História. “É essa troca de experiências e a divulgação dos trabalhos que são feitos fora daqui que enriquece o saber e oxigena nossa produção científica” analisou o professor e membro do comitê organizador Lúcio Tadeu Mota.

A programação científica do congresso conta com conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas, comunicações individuais e minicursos. No decorrer dos três dias serão apresentados 830 trabalhos das diferentes áreas da pesquisa histórica e que refletem os vários estágios da produção acadêmica e científica, a diversidade dos profissionais de história e congrega, desde experimentados pesquisadores, até estudantes que iniciam na arte da pesquisa em História.

Este ano é marcado por uma coincidência que agiganta ainda mais o evento: os diversos centenários importantes para a História. “A primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugual; o aniversário de nascimento de John Kennedy; a revolução mexicana e a da Rússia e a primeira greve geral do Brasil, todos esses acontecimentos que tanto marcam a História estão completando seus centenários em 2017. É uma soma que nos rende ricos e grandiosos debates”, pondera Mota.

O VIII CIH começou na manhã de hoje, dia 9, e segue até a noite do próximo dia 11.