Abertura do | Simpósio Carl Schmitt da FCV enfatiza reflexão e estimula pesquisa crítica do Direito

28/09/2017

Cerca de 140 pessoas participaram hoje, dia 28, da abertura oficial do I Simpósio Carl Schmitt na Faculdade Cidade Verde (FCV).

O evento teve início com uma mesa-redonda que abordou o tema "Imagens da Guerra e Literatura de Enfrentamento: A tempestade de aço de Ernest Jünguer". Os professores Giovane Moraes Porto (UNIVEM); Luiz Palloschi e Alexsandro Alves (ambos da FCV) e os graduandos, Eliezer Júlio, Felipe Alves e Fernando Primo compuseram a mesa para a discussão.

Durante a abertura o coordenador do evento, professor Caio Henrique Lopes Ramiro, deu as boas vindas e destacou a importância do simpósio na formação acadêmica do aluno."Através do simpósio o aluno pode ter uma formação mais integral, mais completa. Se for parar para pensar, a discussão desses autores é quase inexistente nos cursos de Direito, aí consiste na relevância do simpósio," disse.

Com o objetivo de propiciar um maior contato com o conhecimento, o professor Alexandro Alves mencionou o grupo de estudos de direito e literatura que acontece na FCV. "Temos uma angústia pelo conhecimento e esse grupo favorece e contribui para um conhecimento maior para ambas as áreas, literatura e direito", informou.

Em sua apresentação ele mostrou como a literatura e o Direito estão interligadas. "A palavra persuadir vem do latim e significa persuadere, e consiste no ato de persuadir ou convencer com fatos. Tanto o Direito como a literatura possuem isso em comum e como elemento fundamental," afirmou.

O diretor geral da FCV, José Carlos Barbieri prestigiou o evento e também realçou o fato de alunos da FCV estarem sendo destaques no simpósio e na produção acadêmica. "É muito gratificante poder ver nessa mesa redonda alunos da FCV que estão engajados na produção de artigos científicos de qualidade", elogiou.

A programação, que é orquestrada pelos docentes do curso da FCV mescla conferências; apresentações de trabalhos; café literário; palestras e lançamento do livro do Grupo de Estudos Schmittianos (RIES/FCV) intitulado Sonhos e pesadelos da democracia em Weimar: tensões entre Carl Schmitt e Hans Kelsen.

O simpósio acontece durante a manhã na FCV e a noite na Afuem. Hoje, no período da tarde serão apresentados artigos científicos e a noite haverá conferências e o lançamento do livro: Sonhos e Pesadelos da Democracia em Weimar, obra coletiva do grupo de pesquisa schmittianos.