Produção Industrial
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE
Graduação / Produção Industrial

Produção Industrial

Proposta do Curso

No início, a formação concentra-se principalmente em disciplinas de formação básica, como Economia, Psicologia Organizacional e Direito empresarial. Depois, vêm às matérias de formação Instrumentais e quantitativas, como análise de custos de produção, Estatística, Matemática Financeira e Métodos Quantitativos. Na formação profissional tem disciplinas nas áreas de automação, qualidade, Projetos Industriais, Logística, Manutenção, Normas e certificações da qualidade, Segurança do trabalho e Tempos e métodos aplicados a produção. Os processos de fabricação, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares para comandar as diversas etapas de trabalho na empresa são conhecidos nas aulas práticas, que representam, em média, 40% da carga horária total.

Objetivo Geral

Formar profissionais capazes de aumentarem a produtividade no segmento industrial, reduzir custos na linha de produção e garantir a produtividade e qualidade do que é produzido. Para isso, deverá administrar a rotina do chamado “chão de fábrica”, acompanhando o processo, programação e o controle da produção em todas as suas fases, aquisição de materiais prima, expedição e logística do material, dando ênfase à manufatura enxuta.

Missão

Capacitar profissionais em nível tecnológico para a gestão da produção e serviços no segmento industrial, com ênfase no planejamento, organização, gerenciamento, controle e avaliação dos processos produtivos industriais.

Mercado de Trabalho

O profissional pode trabalhar em qualquer tipo de manufatura industrial de pequeno a grande porte. Poderá atuar nas áreas de qualidade, manutenção, engenharia de processos, engenharia de produtos e gestão técnica das operações e Logística. Os principais empregadores são a indústria metal-mecânica, de serviços, o setor automotivo e as indústrias que crescem ao redor da cadeia do vestuário e agronegócio. O tecnólogo pode prestar serviços em pequenas e médias empresas. Neste caso, ele poderá seguir a carreira de consultoria no planejamento de controle da produção, ser empreendedor e ter seu próprio negócio.

Estrutura

A FCV possui em sua estrutura física, laboratórios de informática com softwares instalados específicos na área do curso, salas de aula amplas e arejadas, ar condicionado em todas as salas, internet wifi em todos os ambientes, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento e elevadores e acesso. Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.

Por que cursar Produção Industrial na FCV?

 

I - VANTAGENS EM ESTUDAR PRODUÇÃO INDUSTRIAL NA FCV

 

Empregabilidade

Segundo pesquisa interna realizada junto aos alunos da FCV em 2015, 92% dos alunos matriculados estão com vínculo empregatício e 100% dos alunos egressos do curso estão empregados.

Conceitos de qualidade do curso.

 

A excelência da formação é demonstrada através do Índice de Qualidade do curso de Gestão da Produção Industrial

Conceito Preliminar de Curso (CPC) – INEP/MEC: nota 4, numa escala de 1 a 5.

 

Aulas

Presencias e Semipresenciais.

 

Localização

Região Central, fácil acesso aos meios de transporte urbano, excelentes possibilidade de estacionamento.

 

Ótimos laboratórios de informática

Rede de wi-fi a disposição dos alunos.

 

Certificação Intermediária

Com vistas a atender à flexibilidade e as demandas específicas do mercado de trabalho, é facultativo ao aluno solicitar certificações intermediárias dos períodos concluídos do curso.

 

Corpo docente

70% dos professores são titulados Mestres e Doutores, todos com muita experiência profissional na área Gestão Industrial.

 

Flexibilização curricular

Permite o acompanhando a tendência de formação que, além dos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, evidencia também o aprimoramento dos conhecimentos em outras instâncias, como o conhecimento adquirido fora da sala de aula.

 

Estímulo à Autonomia Intelectual

A autonomia significa ser autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação.

 

Oportunidades diferenciadas de integralização curricular
 
Alunos regularmente matriculados poderão obter dispensa de cursar uma ou mais disciplinas/unidades de estudo dentre as que compõem o currículo do curso.

 

Estágio Profissional

A FCV implementou o Sistema de Orientação Educacional e Profissional - SOEP um Setor de Estágio que tem por finalidade captar vagas, orientar, supervisionar e avaliar essas atividades, orientado o aluno para o mercado de trabalho.

 

Estágio Acadêmico

Desenvolvido em Laboratório na FCV reproduzindo a realidade das empresas.

 

EVENTOS

Palestras e Seminários empresariais, Ciclos de estudos: participação de empresários, palestrantes, profissionais atuantes no mercado de trabalho, lideranças empresariais e empreendedores;

 

Projetos Integrado Multidisciplinar: tem significância idêntica aos resultados das demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos;

 

Visitas Técnicas: realização de visitas técnicas a empresas que possuem tecnologia são inovadoras e modernidade na gestão dos negócios;

 

Aulas Dinâmicas: ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

 

Execução de Planos de Negócios (Jogos de empresas): conteúdos práticos, com abordagem no trabalho em equipe, decisão, negociação, equilíbrio emocional e gerenciamento de projetos;

 

Caráter Sistêmico: permite aos estudantes a continuidade da formação acadêmica com possibilidade de cursar uma segunda graduação, pós-graduação ou mestrado na FCV;

 

Atividades de responsabilidade social: organizada pela Instituição e envolvimento dos alunos valorizando os princípios éticos, morais e cidadania;

 

Projetos de Extensão e Iniciação Científica: os projetos de extensão oportunizam aos acadêmicos do curso a interação com a comunidade externa e contribuem para o desenvolvimento do acadêmico. Os projetos de iniciação científica contribuem para que os acadêmicos possam pesquisar sobre temas que poderão beneficiar as empresas e a sociedade, produzindo artigos científicos ou até mesmo inovações no setor em que atuam.

 

2 – BENEFÍCIOS EM ESTUDAR PRODUÇÃO INDUSTRIAL NA FCV

 

I.     Excelente Empregabilidade;
II.    Ótimo quadro de Professores;
III.   Localização privilegiada;
IV.  Facilidade de transporte;
V.   Ótima Infraestrutura;
VI.  Opção de utilizar: FIES; PROUNI; PROMUBE e Auto Financiamento;
VII. Descontos para grupo familiares.

 

Para obter mais informações sobre outros benefícios da FCV, contactar o departamento comercial no [email protected] ou 3033-4242. 

Depoimento do Aluno

"Encontrei no curso uma proposta dinâmica e alinhada com os meus objetivos profissionais. O programa de disciplinas está voltado para a formação de um profissional apto a lidar com o ritmo acelerado das transformações no ambiente industrial, capaz de gerir pessoas, recursos e negócios, maximizando os resultados, reduzindo custos e otimizando processos. O corpo docente é composto por profissionais que aliam teoria e prática e me proporcionou, além do conhecimento, uma visão contemporânea da gestão industrial.

Agradeço a FCV e a todos os professores por tudo que me proporcionaram durante a graduação".

 

Fernando Pardinho

Ocupações CBO associadas

Segundo o  Ministério do Trabalho e Emprego, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. 

Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional. 

 

O profissional formado em Gestão da Produção Industrial, terá a seguinte especificação: 

2149-30 - Tecnólogo em produção industrial.

 

Produção Industrial

Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Pós graduada em MBA Gestão com Pessoas, EaD e as Novas Tecnologias, Mestre em Gestão do Conhecimento. Atua nos seguintes temas: Gestão do conhecimento, Gestão de Pessoas e Negociação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1184149396454450

Produção Industrial

Diploma Conferido: Tecnólogo

Portaria de Autorização: SESu/MEC – 144 de 27/09/2010, Publicado no DOU em 29/09/2010

Portaria de Reconhecimento: SESu/MEC - Nº: 493, publicada no DOU em 30/06/2015

Conceito Enade: Não participou do ciclo avaliativo

Conceito – IGC: Não participou do ciclo avaliativo

Mensalidade: R$ 807,69 (Consulte nossos programas de benefícios. Deixe os seus dados acima e entraremos em contato). 

Total de Vagas Anuais: 100 anuais

Turno de Funcionamento: Noturno

Modalidade: Ensino Presencial

Forma de Acesso: Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso e Portador de Diploma de Curso Superior.

Título do egresso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Regime de Matrícula: Seriado semestral Modular

Carga horária total do curso: Carga Horária Disciplina – 2.400h/ACC – 150h/Total – 2.550h

Integralização da carga horária

Tempo Mínimo: 6 semestres

Tempo Máximo: 10 semestres

 

Produção Industrial

MATRIZ CURRICULAR Nº1

 

FORMAÇÃO BÁSICA - 400h

Comunicação Empresarial - 80h

Direito Empresarial- 80h

Contabilidade Geral - 80h

Humanidades, Ciências  Sociais e Cidadania - 80h

Psicologia Organizacional - 80h

 

  

INSTRUMENTAIS E QUANTITATIVAS - 320h

Análise de Custos - 80h

Estatística - 80h

Matemática Financeira - 80h

Métodos Quantitativos - 80h

 

  

FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 1680h

Automação da Produção Industrial - 80h

Desenvolvimento e Projeto de Produto - 80h

Empreendedorismo - 80h

Gestão da Qualidade e Produtividade - 80h

Gestão de Pessoas - 80h

Gestão de Projetos Industriais - 80h

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais - 80

Gestão Financeira - 80

Gestão Orçamentária - 80

Jogos de Empresa - 80h

Logística e Cadeia de Suprimentos - 80h

Manutenção na Produção Industrial - 80h

Normas e Certificação da Qualidade - 80h

Planejamento e Análise do Processo - 80h

Planejamento e Estratégia de Marketing - 80h

Planejamento Estratégico - 80h

Planejamento, Programação e Controle de Produção - 80h

Segurança no Trabalho e Ergonomia - 80h

Sistema de Informação Gerencial  - 80h

Tempos e Métodos Aplicados a Produção - 80h

Teoria da Administração - 80h

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 150h

 

  

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO - 2.550h

  

Disciplina optativa/obrigatória de Libras  (Dec. 5.626/2005) - 80

LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais