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Graduação / Marketing

Marketing

Proposta do Curso

Os tecnólogos em Marketing elaboram estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. São capazes de desenvolver estudos de mercado e de seu ambiente socioeconômico. Sabe antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos. Possuem capacidade para perceber o valor e a satisfação do cliente em relação a produtos ou serviços, compreendem os aspectos legais que regulam as atividades ligadas à profissão. O profissional de marketing será habilitado a criar, desenvolver e empreender ações que apoiem as empresas em seu processo de relacionamento e comercialização de bens e serviços.

Objetivo Geral

Formar profissionais qualificados, que compreendam a realidade competitiva dos negócios e utilizem o instrumental mercadológico de modo a inserir com competência os produtos e serviços oferecidos pelas empresas em seus respectivos mercados de atuação, atraindo e mantendo clientes.

Missão

“Formar profissionais em nível tecnológico para a gestão de marketing em empresas públicas e privadas, com foco na inovação, criatividade, planejamento, organização, gerenciamento, controle e avaliação dos processos mercadológicos”.

Mercado de Trabalho

O perfil profissional desejado ao egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade Cidade Verde - FCV guarda profundo vínculo com o compromisso da Instituição em contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, atendendo ao mercado local e regional.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing estará apto profissionalmente com competências e habilidades adquiridas para coordenar equipes de marketing. Assessorar dirigentes de marketing. Gerencia produtos de marketing, serviços e marcas. Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado. Avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing. Identificar e analisar canais de distribuição. Planejar estratégias de comunicação com os consumidores. Supervisionar as atividades de marketing. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Requisitos Pessoais do Egresso: ter o domínio de conhecimentos teóricos e práticos; raciocínio lógico; utilização de ferramentas de pesquisa e análise de mercado; apresentar espírito empreendedor; ser criativo e inovador; ter visão sistêmica, foco estratégico, pensamento crítico; saber gerenciar crises e flexibilidade para se adaptar às mudanças; comportamento ético, direcionamento para o trabalho em equipe e aprendizado contínuo.

 

Campos de atuação:

- Empresas do setor produtivo, comércio e serviços.

- Empresas de Marketing.

- Institutos e Centros de Pesquisa.

- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Competências e Habilidades do Profissional

O Tecnólogo em Marketing deverá ser um profissional com um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes, que o capacite a realizar pesquisas e análises de mercado, propor estratégias competitivas, capazes de desenvolver as organizações.

Este conjunto de competências, habilidades e atitudes deverão ser desenvolvidos ao longo do curso, por meio da articulação dos conhecimentos oriundos de várias esferas (formais, informais, teóricos, práticos, tácitos) para resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade. Esta qualificação será assegurada por meio de um Projeto Pedagógico dinâmico, caracterizadopela interdisciplinaridade e pela flexibilidade.

As competências foram, primeiramente, organizadas em duas dimensões, técnicas e transversal, sendo que a Dimensão Técnica diz respeito às competências ligadas aos saberes e fazeres específicos da profissão e incluem os aspectos conceituais e procedimentais e que está explicita nos conteúdos programáticos das disciplinas constante da matriz curricular do curso.

A Dimensão Transversal refere-se às competências universais, ou seja, aquelas comuns a qualquer atividade profissional e incluem os aspectos sociais, pessoais, comunicacionais e atitudinais, a saber:

 Responsabilidade social e de justiça: ter consciência do impacto das ações

individuais e das empresas junto ao mercado e acerca da qualidade de vida

das pessoas no ambiente organizacional.

 Gestão participativa: acreditar que o grande foco é o ser humano,

assegurando a participação intensa das pessoas no processo decisório,

acreditando no valor de suas contribuições e abrindo espaço para o

desenvolvimento profissional e pessoal. A ênfase deve ser nas pessoas.

 Flexibilidade: ser capaz de adaptar-se às diferentes situações e

transformações que ocorrem no dia-a- dia das empresas.

 Comunicação: estar em condições de expressar-se, no próprio idioma e em

outros, na forma oral, escrita e não verbal, com clareza e objetividade,

utilizando-se dos diversos meios disponíveis na organização, eliminando as

distorções ou ruídos no processo.

 Agente de mudança: saber atuar como facilitador das mudanças dentro da

organização.

 Tomada de decisão: ser capaz de proporcionar um ambiente participativo

na tomada de decisões, visando estímulos à motivação, a qualidade de vida

e a sinergia dos grupos de trabalho.

 Negociador: saber negociar, aceitar ideias e intermediar negociações.

 Liderança: ser capaz de estimular, orientar, conduzir e delegar poderes às

pessoas, para o alcance de objetivos.

Corpo Docente

- Alfredo Lopes da Costa Moreira Neto - Mestrado

- Anderson Katsumi Miyatake - Mestrado

- Antonio Carlos Lazaro Sanches - Mestrado

- Antonio Tadeu de Paula - Mestre

- Célia Martelli Biazebete - Mestrado

- Elizabeth Canaver Marques - Mestrado

- Graziela Trojan Repiso - Mestrado

- Izabeth Aparecida Perin da Silveira - Mestrado

- Luiz Fernando Braga Lopes - Doutorado

- Valdemar Dias dos Santos - Mestrado

- Waldeciria Souza da Costa - Doutorado

Por que estudar na FCV?

Empregabilidade

Segundo pesquisa interna realizada junto aos alunos da FCV em 2015, 80% dos alunos matriculados estão inseridos no mercado de trabalho.

Conceito Preliminar de Curso (CPC) – INEP/MEC: nota 4, numa escala de 1 a 5.

Aulas

Presencias e Semipresenciais.

Localização

Região Central, fácil acesso ao meio de transporte urbano, excelentes possibilidades de estacionamento.

Ótimos laboratórios de informática

Rede wi-fi a disposição dos alunos, colocando em prática conceitos trabalhados em sala de aula e atividades extras na área de tratamento de imagens e edição de vídeos com a utilização de computadores Apple.

Certificação Intermediária

Com vistas a atender à flexibilidade e as demandas específicas do mercado de trabalho, é facultativo ao aluno solicitar certificações intermediárias dos períodos concluídos do curso.

Corpo docente

70% dos professores são titulados Mestres e Doutores, todos com muita experiência profissional na área Marketing.

Flexibilização curricular

Permite o acompanhando a tendência de formação que, além dos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, evidencia também o aprimoramento dos conhecimentos em outras instâncias, como o conhecimento adquirido fora da sala de aula.

Estímulo à Autonomia Intelectual

A autonomia significa ser autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação.

Oportunidades diferenciadas de integralização curricular

Alunos regularmente matriculados poderão obter dispensa de cursar uma ou mais disciplinas/unidades de estudo dentre as que compõem o currículo do curso.

Estágio Profissional

A FCV implementou o Sistema de Orientação Educacional e Profissional – SOEP. Um Setor de Estágio que tem por finalidade captar vagas, orientar, supervisionar e avaliar essas atividades, orientado o aluno para o mercado detrabalho.

Estágio Acadêmico

Desenvolvido em Laboratório na FCV reproduzindo a realidade das empresas.

EVENTOS

Palestras e Seminários Empresariais, Ciclos de Estudos: participação de empresários, palestrantes, profissionais atuantes no mercado de trabalho, lideranças empresariais e empreendedores;

Projetos Integrado Multidisciplinar: tem significância idêntica aos resultados das demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos;

Visitas Técnicas: realização de visitas técnicas a empresas que possuem tecnologia inovadoras e modernas na gestão dos negócios;

Aulas Dinâmicas: ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

Execução de Planos de Negócios (Jogos de empresas): conteúdos práticos, com abordagem no trabalho em equipe, decisão, negociação, equilíbrio emocional e gerenciamento de projetos;

Caráter Sistêmico: permite aos estudantes a continuidade da formação acadêmica com possibilidade de cursar uma segunda graduação, pós-graduação ou mestrado na FCV;

Atividades de responsabilidade social: organizada pela Instituição e envolvimento dos alunos valorizando os princípios éticos, morais e cidadania;

Projetos de Extensão e Iniciação científica: os projetos de extensão oportunizam aos acadêmicos do curso a interação com a comunidade externa e contribuem para o desenvolvimento do acadêmico. Os projetos de iniciação científica contribuem para que os acadêmicos possam pesquisar sobre temas que poderão beneficiar as empresas e a sociedade, produzindo artigos científicos ou até mesmo inovações no setor em que atuam.

 

2 – BENEFÍCIOS EM ESTUDAR MARKETING NA FCV

I.    Excelente Empregabilidade;

II.    Ótimo quadro de Professores;

III.   Localização privilegiada;

IV.  Facilidade de transporte;

V.   Ótima Infraestrutura;

VI.  Opção de utilizar: FIES; PROUNI; PROMUBE e Auto Financiamento;

VII. Descontos para grupo familiares.

 

Para mais informações sobre outros benefícios da FCV, contatar o departamento comercial no [email protected] ou 3033-4242.

Depoimento do Aluno

"Acredito que conhecimento nunca é demais e que sempre é hora para aprender. A grade curricular do curso de Marketing da FCV abrange vários aspectos relevantes para entrar no mercado de trabalho ou para empreender, professores capacitados que instigam ao conhecimento também é um fator muito importante para esse curso ser bem recomendado".

 

Vanessa Carlos Antunes

Ocupações CBO associadas

Segundo o  Ministério do Trabalho e Emprego, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. 

Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional. 

 

O profissional formado em Marketing, terá as seguintes especificações: 

1423-35 - Analista de marketing

2521-05 - Administrador de marketing 

 

Estrutura

A FCV possui em sua estrutura física, laboratórios de informática com softwares instalados específicos na área do curso, salas de aula amplas e arejadas, ar condicionado em todas as salas, internet wifi em todos os ambientes, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento e elevadores de acesso. Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.

Marketing

Graduado em Processamento de Dados, Especialista em Ambientes Computacionais de Ensino-Aprendizagem, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Engenharia Elétrica.
Atua principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual e Aumentada, Computação Gráfica e Desenvolvimento de Software (programação).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6991013230002770

Twitter: @lfbraga1978

Skype: lfbraga1978

Marketing

Diploma Conferido: Tecnólogo

Portaria de Autorização: Portaria nº 671, de 11 de novembro de 2014

Conceito Enade: Curso autorizado em 2014

Autorização MEC - Conceito de Curso: 4

Mensalidade: R$: 726,75 (Consulte nossos programas de benefícios. Deixe os seus dados acima e entraremos em contato). 

Total de Vagas anuais: 100 vagas 

Turnos de Funcionamento: Noturno

Modalidade: Ensino Presencial

Número de alunos por turma: 50

Forma de acesso: Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso e Portador de Diploma de Curso Superior.

Título do egresso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Regime de Matrícula: Seriado semestral Modular

Carga horária total do curso: Carga Horária Disciplina – 1.600h/ACC – 100h/Total – 1.700h

Integralização da carga horária

Tempo Mínimo: 4 semestres

Tempo Máximo: 6 semestres

 

Marketing

Ciências Sociais - 80h
Comunicação Empresarial - 80h
Desenvolvimento de Projetos e Produtos - 80h
Diagnóstico Organizacional - 80h
Direito Empresarial - 80h
Economia - 80h
Formação e Preço de Vendas - 80h
Gestão de Marcas e Produtos - 80h
Introdução à Administração - 80h
Introdução ao Marketing - 80h
Logística e Cadeia de Suprimentos - 80h
Marketing Digital - 80h
Marketing Pessoal - 80h
Métodos Quantitativos Estatísticos - 80h
Pesquisa de Informações de Marketing - 80h
Planejamento Estratégico - 80h
Psicologia das Organizações - 80h
Sistema de Informação Gerencial - 80h
Tópicos Especiais I - 80h
Tópicos Especiais II - 80h

 

Carga Horária Obrigatória de Disciplinas (ha) - 1.600h

ACC - Atividades Curriculares Complementares - 100h

Disciplina Opcional – LIBRAS - 80h

 

INTEGRALIZAÇÃO

Carga Horária Total das Disciplinas Obrigatórias + ACC - 1.700h

Carga Horária da Disciplina Opcional - 80h

Carga Horária Total de Integralização do Curso + Disciplina Opcional - 1.780h

 

*OPTATIVA *Libras – Linguagem Brasileira de Sinais