Administração
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE
Graduação / Administração

Administração

Proposta do Curso

O curso de Administração de Empresas tem como proposta fundamental desenvolver um conjunto de atividades destinadas a preparar profissionais diferenciados para atuação com sucesso nas organizações. 

Destacamos: A preparação de líderes com habilidades de gestão; O entendimento das posturas e comportamentos adequados ao sucesso profissional e o domínio das ferramentas técnicas profissionais.

 

Para que essas atividades se materializem, nossos alunos recebem uma densa carga teórica, acompanhada da imediata aplicação prática por meio de programas que possibilitam a integração com o mundo organizacional. 

São atividades desenvolvidas pela coordenação acadêmica, cuja proposta visa possibilitar ao educando aliar teoria e prática.

 

A proposta do curso é de formar um profissional Administrador de empresas capaz de: planejar, desenvolver, criar, organizar, programar, dirigir, gerenciar, assessorar e/ou coordenar organizações e ações, independentemente do porte e da natureza, com visão sistêmica e quantitativa, em todos os segmentos, destacando-se grandes empresas nacionais e transnacionais.

 

Objetivo Geral

Formar profissionais com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo profissional, promovendo o desenvolvimento das organizações e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.

Promover a formação de profissionais que desenvolvam a capacidade de raciocínio abstrato, que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, que avaliem o contexto geral dos negócios, que renovem suas competências em um processo de aprendizado continuo e que sejam comprometidos com a sociedade e com o ambiente das futuras gerações, valorizando os princípios de ética e cidadania.

 

Missão

Promover o estudo da Administração de modo a formar os egressos criativos, críticos e reflexivos, comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população, mediante a busca de soluções alternativas e consolidação de novos empreendimentos, respeitando as características das organizações da região de Maringá dentro de um contexto global, elegendo para isso quatro eixos de formação no desenvolvimento do curso e visando uma formação integral do profissional de administração.

Mercado de Trabalho

O Administrador pode trabalhar em diversas nas áreas, sua atuação envolve instituições públicas, privadas e do terceiro setor além de consultoria e auditoria.

 

Principais áreas de atuação do Administrador:

Administração de Empresas
Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.


Administração Financeira
Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.


Administração Hoteleira
Gerenciar hotéis, flats, pousados e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.


Administração Hospitalar
Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.


Administração de Produção
Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração pública planejar, promover e gerenciar instituições públicas.


Gestão de pessoas
Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.


Administração do Terceiro Setor
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.


Auditoria
Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.


Comércio Exterior
Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.


Controladoria
Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.


Gestão Ambiental
Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.


Gestão de Qualidade
Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.


Logística
Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.


Marketing
Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

 


Fonte: PPC - Projeto Pedagógico de Curso - FCV 

 

 

Estrutura

A FCV possui em sua estrutura física, laboratórios de informática com softwares instalados específicos na área do curso, salas de aula amplas e arejadas, ar condicionado em todas as salas, internet wifi em todos os ambientes, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento e elevadores. 

Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.

Corpo Docente

PROFESSORES (AS)

TITULAÇÃO

ALFREDO LOPES DA COSTA MOREIRA NETO  

Mestre

ANDERSON KATSUMI MIYATAKE  

Mestre

ANTONIO CARLOS LAZARO SANCHES 

Mestrando

ANTONIO TADEU DE PAULA 

Mestre

CÉLIA MARTELLI BIAZEBETE 

Mestre

ENALDO FRANCISCO DA SILVA 

Especialista

GIOVANO SILVA SANTOS

Mestrando

KARLA REGINA BRUNALDI

Mestre

MAURICIO BENDIXENS DA SILVA 

Mestre

MURILO JOSÉ BORGES 

Mestre

SIDINEI SILVÉRIO DA SILVA

Doutorando

VALDEMAR DIAS DOS SANTOS  

Mestre

WAGNER CORDEIRO DELIVIO 

Mestre

WALDIRENE CÁSSIA DANTAS

Especialista

WILLIAN ALEXANDRE SANTOS

Especialista

Por que cursar Administração na FCV?

 

 

1 - VANTAGENS EM ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO NA FCV

 

Empregabilidade

Segundo pesquisa interna realizada junto aos alunos da FCV em 2015, 95% dos alunos matriculados estão com vínculo empregatício e 100% dos alunos egressos do curso estão empregados.

 

Conceitos de qualidade do curso

A excelência da formação é demonstrada através dos Índices de Qualidade do curso de Administração:

- Conceito Preliminar de Curso (CPC) – INEP/MEC: 4, numa escala de 1 a 5;

- Enade (2012): 3, numa escala de 1 a 5;

- Guia do Estudante da Editora Abril: 3 estrelas, numa escala de 1 a 5.

 

Aulas

Segunda a quinta-feira, as sextas-feiras são utilizadas para trabalhos extra-sala de aula.

 

Localização

Região Central, fácil acesso aos meios de transporte urbano, excelentes possibilidades de estacionamento.

 

Laboratório de informática

Rede de wi-fi a disposição dos alunos.

 

Corpo docente

78% dos Professores são titulados - Mestres e Doutores.

 

Flexibilização curricular

Permite acompanhar a tendência de formação que, além dos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, evidencia também o aprimoramento dos conhecimentos em outras instâncias, como o conhecimento adquirido fora da sala de aula.

 

Estímulo à Autonomia Intelectual

A autonomia significa ser autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação.

 

Oportunidades diferenciadas de integralização curricular
 
Alunos regularmente matriculados poderão obter dispensa de cursar uma ou mais disciplinas/unidades de estudo dentre as que compõem o currículo do curso.

 

Estágio Profissional

A FCV implementou o Sistema de Orientação Educacional e Profissional – SOEP. Um setor de estágio que tem por finalidade captar vagas, orientar, supervisionar e avaliar essas atividades, orientado o aluno para o mercado de trabalho.

 

EVENTOS

 

Palestras e Seminários Empresariais, Ciclos de Estudos: participação de empresários, palestrantes, profissionais atuantes no mercado de trabalho, lideranças empresariais e empreendedores;

 

Projetos Integradores: tem significância idêntica aos resultados das demais disciplinas, inclusive para a obtenção da certificação de qualificação profissional, o que promove o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos;

 

Visitas Técnicas: realização de visitas técnicas a empresas que possuem tecnologia  inovadoras e modernas na gestão dos negócios;

 

Aulas Dinâmicas: ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

 

Execução de Planos de Negócios (Jogos de empresas): conteúdos práticos, com abordagem no trabalho em equipe, decisão, negociação, equilíbrio emocional e gerenciamento de projetos;

 

Caráter Sistêmico: permite aos estudantes a continuidade da formação acadêmica com possibilidade de cursar uma segunda graduação, pós-graduação ou mestrado na FCV;

 

Atividades de responsabilidade social: Organizada pela Instituição e envolvimento dos alunos valorizando os princípios éticos, morais e cidadania;

 

Projetos de Extensão e Iniciação Científica: durante o ano letivo é ofertado vários projetos de capacitação profissional e a opção do aluno participar na Iniciação Científica da FCV.

 

2 - BENEFÍCIOS EM ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO NA FCV

 

I.      Excelente empregabilidade;
II.     Ótimo quadro de professores;
III.    Localização privilegiada;
IV.   Facilidade de transporte;
V.    Ótima infraestrutura;
VI.   Opção de utilizar: FIES; PROUNI; PROMUBE e Auto Financiamento;
VII.  Descontos para grupo familiares;
VIII. Descontos para egressos de cursos técnicos de nível médio.

 

Para obter mais informações sobre outros benefícios da FCV, contactar o departamento comercial no [email protected] ou 3033-4242

Depoimento do Aluno

"Para termos um diferencial competitivo no mercado, precisamos estar sempre a frente e buscar uma formação profissional que nos conduza ao sucesso. A FCV me proporcionou conhecimento atualizado, pois conta com uma ótima estrutura física que proporciona conforto e comodidade, resultando em maior qualidade no ensino e seus coordenadores e professores são altamente capacitados e qualificados para lapidar cada acadêmico, extraindo o seu melhor". 

 

Consoelo Juliano Marqueti

Administração

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com especialização em Educação a Distância e Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Produz livros e ministra aulas para a graduação e pós-graduação do ensino presencial e na modalidade a distância. 

Administração

● Diploma Conferido: Bacharelado

● Portaria de Autorização: SESu/MEC - Nº: 1.723 de 19/05/2005, publicada no DOU em 20/05/2005

● Portaria de Renovação de Reconhecimento: SESu/MEC - Nº: 267 de 03/04/2017, publicada no DOU em 04/04/2017

● Conceito Enade: 3

● Conceito – IGC: 4

● Mensalidade: R$: 937,28 (Consulte nossos programas de benefícios. Deixe os seus dados acima e entraremos em contato). 

 Total de Vagas Anuais: Diurno 40 / Noturno 80

● Turnos de Funcionamento: Diurno e Noturno

● Modalidade: Ensino Presencial

● Número de alunos por turma: 50

● Forma de Acesso: Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso e Portador de Diploma de Curso Superior.

● Título do egresso: Curso Superior de Bacharelado em Administração.

● Regime de Matrícula: Seriado semestral Modular

● Carga horária total do curso:

Carga Horária Disciplina – 2.720 h

ACC – 280 h

 Total – 3.000 h

● Integralização da carga horária:

Tempo Mínimo: 8 semestres

Tempo Máximo: 14 semestres

Administração

Matriz Curricular Nº4

 

FORMAÇÃO BÁSICA - 640h

Análise de Custos - 80h

Comunicação Empresarial - 80h

Contabilidade de Custos - 80h

Contabilidade Geral - 80h

Direito Empresarial - 80h

Economia - 80h

Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania - 80h

Psicologia Organizacional - 80h

               

INSTRUMENTAIS E QUANTITATIVAS- 400

Análise das Demonstrações Contábeis - 80

Economia e Comércio Internacional - 80

Estatística - 80

Matemática Financeira - 80

Métodos Quantitativos  - 80

               

FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 1680h

Elaboração e Análise de Projetos - 80h

Estágio Supervisionado – Gestão da Produção e Logística - 80h

Estágio Supervisionado – Gestão de Recursos Humanos - 80h

Estágio Supervisionado – Gestão Financeira - 80h

Estágio Supervisionado – Gestão Mercadológica - 80h

Fundamentos de Marketing - 80h

Gestão de Pessoas - 80h

Gestão de Rec. Materiais e Patrimoniais - 80h

Gestão Financeira - 80h

Gestão Orçamentária - 80h

Jogos de Empresas - 80h

Logística e Cadeia de Suprimentos – 80h

Mercado de Capitais - 80h

Organização e Planejamento de RH - 80h

Planej. e Estratégias de Marketing - 80h

Planejamento Estratégico - 80h

Planejamento, Programação e Controle de Produção - 80h

Plano de Desenvolvimento de Negócios – PDN - 80h

Sistema de Informação Gerencial - 80h

Teoria da Administração - 80h

Teoria da Organização - 80h

               

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 280h

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO: 3.000h

 

Disciplina optativa/obrigatória de Libras              

(Dec. 5.626/2005) - 80

LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais