Curso - Direito na tela 4

O curso tem o objetivo de realizar um estudo de temas pontuais do Direito por meio da análise de um filme ligado a cada uma das temáticas, a fim de despertar nos alunos a visão crítica acerca de temas diversos e atuais do mundo jurídico.

Dessa forma, buscar-se-á dar conhecimento ao aluno das bases jurídicas acerca de cada tema, a fim de que aquele possa ter um conhecimento mais aprofundado dos fundamentos deste.

Estes temas, apesar da sua importância, quando trazidos em sala de aula, são comentados apenas de forma sucinta, tendo em vista o grande número de conteúdos que o aluno de graduação tem que analisar.

Contudo, através de uma análise mais aprofundada, buscar-se-á dar conhecimento aos bacharéis, de conceitos éticos importantes a sua atividade de administradores da justiça, possibilitando-lhes uma formação mais humanista e voltada para a sociedade.

Objetivos Específicos

Dar embasamento teórico ao aluno para que tenha conhecimento do pensamento crítico que envolve o Direito com relação aos temas citados;

Possibilitar aos bacharéis o acesso a conceitos que lhes darão uma formação mais humanista, voltada, principalmente, a valorização da pessoa humana, tendo em vista o papel fundamental do profissional do direito na sociedade enquanto realizador da justiça.

Curso Presencial - Carga horária de 55 horas (divididos em 4 módulos).

Público Alvo: Acadêmicos e bacharéis em Direito, alunos da FCV ou não e alunos do colégio Axia.

Investimento:

- (Todos os módulos) R$ 150 para aluno FCV e R$ 170 para a comunidade externa.

- (Módulos individuais)  $35 (módulo de 10hs) e R$ 45 os demais módulos de 15hs.

Instrutores/ módulos:

-Juliana Rui: Bioética, Biodireito, Direito de Família, Psicologia Jurídica (Tema 1, 3, 4)

-Alex Alves: Direitos Humanos e Multiculturalismo (Tema 2, 5, 6)

-Waldeciria Costa: Psicologia Geral e Jurídica (Tema 7 e 8)

-Waldirene Dantas: Responsabilidade Social, Direitos Humanos e Multiculturalismo (Tema 9, 10, 11)

Primeiro módulo: 06/05

Último módulo: 4/11

Horário: das 8:00 às 12:00 horas ou das 13:00 às 17:00 horas

Carga horária/ certificação: 55 horas aula para o aluno que cumprir todos os módulos.

Local: FCV

Juliana Rui

Tema 2: Bioética e Biodireito – Bebês Medicamento

Filme: Uma Prova de Amor- Prof. Juliana Rui

12/08 – das 13:00 as 17:00

Tema 3: Direito de Família e Psicologia Jurídica – Alienação Parental

Filme: A Morte Inventada: Alienação Parental – Prof Juliana Rui

26/08 – das 13:00 as 17:00

Alex Alves – Módulo: Direitos Humanos e Multiculturalismo

Tema 5: Direitos Humanos e Multiculturalismo - O papel da Mulher na Sociedade – parte 2

Filme: O quarto de Jack – Prof. Alex Alves

19/08 – das 13:00 às 17:00

Tema 7: Direitos Humanos e Multiculturalismo - O papel da Mulher na Sociedade – parte 3

Filme: EX-MACHINA - Prof. Alex Alves

02/09 – das 13:00 às 17:00

Tema 4: Direitos Humanos e Multiculturalismo - O papel da Mulher na Sociedade – parte 1

Filme: A Rainha – Prof. Alex Alves

30/09 – das 13:00 às 17:00

Waldeciria Costa – Módulo: Psicologia Geral e Jurídica

Tema 6: Psicologia Geral e Jurídica – Psicologia de Grupo e o Fanatismo

Filme: A Onda (Die Welle) – Prof. Waldeciria Costa

09/09 – das 13:00 às 17:00

Tema 8: Psicologia Geral e Jurídica – Presunção de inocência, realidade psíquica, falsas memórias.

Filme: A caça – Prof. Waldeciria Costa

21/10 – das 13:00 às 17:00

Waldirene Dantas – Módulo: Responsabilidade Social, Direitos Humanos e Multiculturalismo

Tema 9: Responsabilidade Social: Alimentos transgênicos - a ganância corporativa e controle sobre as sementes, as ameaças às fazendas orgânicas, falta de transparência e intimidação de cientistas que questionam a tecnologia, além de doenças atuais causadas aos seres humanos.

Filme: Consumed – Prof. Waldirene Dantas

23/09 – das 8:00 às 12:00

Tema 10: Direitos Humanos e Multiculturalismo: uma análise dos direitos humanos à luz das diferenças culturais.

Filme: Filha da Índia – Prof. Waldirene Dantas

07/10 – das 8:00 às 12:00

Tema 11: Direitos Humanos e Responsabilidade Social: A exploração de mão de obra escrava ou infantil por grandes empresas - tema que abordo na apresentação da norma SA 8000 - Responsabilidade Social.

Filme: O lado negro do Chocolate - Prof. Waldirene Dantas

11/11 – das 8:00 às 12:00