Acesso Livre
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

Acesso Livre

Banco de Teses da Capes  - Banco que reúne as informações de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país reúne 458.657 resumos de trabalhos de pós-graduação.

 

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)-  O Ibict coordena o projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

Directory of Open Access Journals (DOAJ)   - Diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto ( open access ), mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Permite o acesso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade. Também podem ser realizadas buscas por artigo de periódico.

Directory of Open Access Books (DOAB)  -  Diretório de Livros de Acesso Aberto - A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and development.

Google Acadêmico -  Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Pode-se pesquisar: artigos revisados por especialistas (peer reviewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.

Literatura Digital - Biblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa - Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

Livre – Portal para periódicos de livre acesso na Internet   - Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.

More - Mecanismo Online para Referências - é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

Portal de Periódicos CAPES  – Biblioteca virtual que reúne mais de 30.000 títulos de periódicos, 130 bases referenciais, 10 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Reúne também conteúdos científicos de acesso livre.

Portal Domínio Público  - Biblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

Portal SEER   - O Portal SEER tem uma seção com o objetivo de reunir, organizar e divulgar as revistas científicas brasileiras que utilizam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

 Rede BHL Scielo   - Coleção de publicações científicas voltada para área da biodiversidade. Sendo composta pelos centros de informação e documentação das mais expressivas instituições de pesquisa brasileiras.

SciELO – Scientific Electronic Library Online  - Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção: A coleção Proceedings, Saúde Pública, Ciências Sociais além das coleções por países: Brasil, Portugal, Espanha, etc.

SciELO Livros  - Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

Spell  – Biblioteca eletrônica que disponibiliza a produção de periódicos científicos para consulta e download. Concentra-se inicialmente, nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo.

CFP - O Conselho Federal de Psicologia – CFP é uma autarquia de direito público, com autonomia administrativa e financeira, cujos objetivos, além de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, como previsto na Lei 5766/1971, regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977, deve promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.

PePSIC - Periódicos Eletrônicos em Psicologia - Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins de 12 países da América Latina e Caribe e mais de 12.778 artigos em texto completo. É fruto original da parceria entre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) e a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – ABECiP.

Index Psi Livros Eletrônicos - Coleção de livros eletrônicos disponibilizados de autores pioneiros e recentes da psicologia brasileira e latinoamericana.

Dicionário Biográfico de Psicologia - Este Dicionário biográfico é fruto do trabalho de um grupo de investigação em História da Psicologia, formado na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) em 1996, por ocasião do VI Simpósio de Pesquisa em Psicologia, que ocorreu em Teresópolis, RJ. O grupo, composto por professores e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, da Universidade Federal de Minas Gerais e o Dr. Josef Brozek, professor emérito da Universidade de Lehigh, nos Estados Unidos, foi criado com o objetivo de promover a investigação em História da Psicologia com o desenvolvimento de cursos, eventos e publicações conjuntas na área.

 

ReBAP - Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - A Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP) resultou dos esforços do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (SBD/IPUSP), que entenderam a importância do investimento no acesso à informação como contribuição ao desenvolvimento da Psicologia no Brasil e convidaram as bibliotecas do país para, através da integração, trabalharem juntos, no sentido de garantir a construção e manutenção de fontes de informação essenciais ao ensino, pesquisa e práticas psicológica