PROUNI - Programa Universidade para Todos

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004 que oferece bolsas de estudos em cursos de graduação oferecidos pelas instituições de educação superior privadas.

- Não ter diploma superior;

- Ter feito o Enem (última edição) com obtenção de no mínimo 450 pontos e não ter zerado na redação;

- Possuir renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;

- Ter completado o Ensino Médio em escola pública, ou como bolsista integral em escolas particulares.

Bolsas

São oferecidas bolsas de 100% e 50%.

As bolsas com 100% de desconto valem para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio, por pessoa.

Se a renda individual for de até três salários mínimos, a bolsa será de 50% de desconto do valor total da mensalidade.

Calcule sua renda

Para isso some a renda bruta mensal de todo o grupo familiar e divida pelo número de pessoas.

São considerados para compor a renda familiar: pai; mãe; padrasto/ madrasta; conjugue/ companheiro; filho(a)/ enteado(a); irmão(ã) e avô(ó), desde que dividam a mesma moradia.

Pode acumular mais de um benefício?

Pode, mas há restrições.

Exemplo: o aluno que tem Prouni de 50% pode pedir o Financiamento Estudantil (Fies) para o complemento do curso.

Por outro lado, um estudante bolsista do Prouni em uma instituição de ensino superior, não pode solicitar outro benefício para cursar um segundo curso em outra instituição.

Ainda cabe salientar que quem já é aluno de instituição pública não pode ter a bolsa do Prouni simultaneamente em outra instituição.

Onde ir

Na FCV procure o setor de Programas Sociais para trazer as documentações e tirar dúvidas sobre o Prouni.

O horário de atendimento é das 8h as 20h30, de segunda a sexta-feira.

Ou ligue: (44)3028 4416 para maiores informações.

Transferência de turno

De acordo com a Resolução nº 012/08 DG o estudante pré selecionado não poderá transferir sua bolsa de turno, curso ou IES, durante os 12 (doze) primeiros meses.

PROUNI - Programa Universidade para Todos

Inscreva-se pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br.

É gratuito!

Importante: Tenha em mãos o número do seu CPF, da inscrição no Enem e sua senha.
Se esquecer o número da inscrição ou senha é possível recuperar pelo site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Durante a inscrição, escolha até duas opções de instituições de ensino, cursos e turnos.

Cotas

Pessoas com deficiência física, indígenas, pardos e negros têm vagas reservadas. Mas há um percentual de vagas definido de acordo com o total da população no Estado.

PROUNI - Programa Universidade para Todos

Já foi pré-selecionado? Então reúna os seguintes documentos (originais e cópias) de TODOS os membros do grupo familiar e leve à instituição de ensino na qual se inscreveu.

- Documento oficial (RG e CPF);

- Certidão de nascimento/ casamento ou divórcio;

- Comprovante de residência (em nome do candidato ou de alguém do seu grupo familiar)

- Comprovante de renda (3 últimos holerites se a renda for fixa ou 6 se houver comissão ou horas extras);

- Três últimos meses dos extratos bancários

- Carteira de trabalho (pág.com foto, pág. com dados, pág. do último carimbo de trabalho e a pág. seguinte);

- Declaração do último imposto de renda IRPF (quando houver);

- Histórico escolar do Ensino Médio;

- Histórico de notas do Enem (última edição);

- Check List da FCV (baixe aqui).

Também disponibilizamos as declarações para download (casos específicos):

- Declaração de isento de imposto de renda pessoa física

-Declaração de isento de imposto de renda e não possuir conta bancária

Para quem mora sozinho;

Para quem é autônomo;

Para quem não tem fonte de renda.

- Para quem recebe auxílio financeiro dos pais

- Para quem não recebe auxílio dos pais

- Para quem não é divorciado judicialmente.

- Para quem não possui Carteira de Trabalho

Agora que você está prestes a ser um bolsista, acesse o Manual do Bolsista.

Nele você terá todas as informações sobre os procedimentos das bolsas do Prouni.

Acesso: http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf

CLIQUE AQUI e acesse o nosso informativo interno, para ver totais de bolsas e outras informações.

Matricule-se na faculdade também

Pronto, agora que você finalizou sua documentação para inscrição no Prouni, vamos pensar na matrícula na faculdade?

Clique aqui e baixe o informativo com todas as informações.

Lembrando que para ser efetivado no Prouni você precisa estar matriculado na FCV e permanecer por, no mínimo, 12 meses.

06/02 a 09/02 - Período de inscrições

14/02 - Resultado da 1ª chamada

15/02 a 23/02 - Comprovação de informações da 1ª chamada

02/03 -  Resultado da 2ª chamada

02/03 a 09/03 -  Comprovação de informações da 2ª chamada

16/03 a 19/03 -  Prazo para participar da Lista de Espera

Como entrar na Lista de Espera?

Quem não for pré-selecionado na 1ª e 2ª chamada, ainda tem chance de conseguir uma bolsa.

Basta participar da lista de espera e manifestar seu interesse pelo site http://siteprouni.mec.gov.br.

Fique atento às datas, pois o prazo é determinado.