PROMUBE - Programa Municipal de Bolsas de Estudos

O Programa Municipal de Bolsas de Estudos (PROMUBE), concede bolsas de estudo, de 50% de desconto, para cursos de graduação ou sequenciais de formação específica, em instituições particulares de ensino de Maringá.

O Promube pertence a Secretaria Municipal de Educação e foi instituído em dezembro de 2006 pela lei nº 7.359.

- Não ter diploma superior;

- Residir em Maringá há, pelo menos, 2 anos;

- Não ter sido classificado no Prouni;

- Ter feito o Enem (última edição) e obtido no mínimo 400 pontos;

- Possuir renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;

- Ter feito o Ensino Médio, completo, em escola pública, ou como bolsista integral em escolas particulares;

- Que se comprometa e disponibilize com o município a ser voluntário em instituições assistenciais, quando solicitado.

Bolsas

Na FCV ofertamos bolsas com 50% de abatimento no valor da mensalidade.

Para se enquadrar nessa possibilidade, a renda individual do grupo deve ser menor que três salários mínimos.

Mas, o aluno precisa ter desempenho e frequência acima de 80%, podendo a comissão do Promube cancelar a bolsa.

O benefício também poderá ser suspenso mediante a não veracidade das informações prestadas pelo aluno.

Calcule sua renda

Para isso, some a renda bruta mensal de todo o grupo familiar e divida pelo número de pessoas.

São considerados para compor a renda familiar: pai; mãe; padrasto/ madrasta; conjugue/ companheiro; filho(a)/ enteado(a); irmão(ã) e avô(ó), desde que dividam a mesma moradia.

Pode acumular mais de um benefício?

Pode, mas há restrições.

Exemplo: o aluno que tem Promube de 50% pode pedir o Financiamento Estudantil (Fies) para o complemento do curso.

Por outro lado, um estudante bolsista do Promube em uma instituição de ensino superior, não pode solicitar outro benefício para cursar um segundo curso em outra instituição de ensino.

Assim como, quem já é aluno de alguma instituição pública não pode ter a bolsa do Promube simultaneamente em outra instituição.

Transferência de Turno

De acordo com a Resolução nº 012/08 DG o estudante pré selecionado não poderá transferir sua bolsa de turno, curso ou IES, durante os 12 (doze) primeiros meses.

PROMUBE - Programa Municipal de Bolsas de Estudos

Comece a sua inscrição agora mesmo!

Clique aqui e baixe a ficha de inscrição. Preencha, assine e a traga até a FCV.

Procure o setor de Programas Sociais com os documentos solicitados, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Mas atenção, as vagas são limitadas.

Informações pelo fone: (44)3028 4416.

- Documento oficial (RG e CPF);

- Certidão de nascimento/ casamento ou divórcio;

- Comprovante de residência. Atual e de 2 anos atrás. (em nome do candidato ou de alguém do seu grupo familiar)

- Comprovante de renda (3 últimos holerites se a renda for fixa ou 6 se houver comissão ou horas extras);

- Três últimos meses dos extratos bancários;

- Carteira de trabalho (pág.com foto, pág. com dados, pág. do último carimbo de trabalho e a pág. seguinte);

- Declaração do último imposto de renda IRPF (quando houver);

- Histórico escolar do Ensino Médio;

- Histórico de notas do Enem (última edição);

- Check List da FCV (baixe aqui).

Também disponibilizamos as declarações para download para alguns casos específicos:

- Declaração de isento de imposto de renda pessoa física

- Declaração de isento de imposto de renda e não possuir conta bancária

Para quem mora sozinho;

Para quem é autônomo;

Para quem não tem fonte de renda.

- Para quem recebe auxílio financeiro dos pais

- Para quem não recebe auxílio dos pais

- Para quem não é divorciado judicialmente.

- Para quem não possui Carteira de Trabalho

Confira aqui a quantidade de Bolsas de Estudo ofertadas para o PROMUBE.

Matricule-se na faculdade também

Pronto, agora que você finalizou sua documentação para inscrição no Promube, vamos pensar na matrícula na faculdade?

Clique aqui e baixe o informativo com todas as informações.

Lembrando que para ser efetivado no Promube você precisa estar matriculado na FCV e permanecer por, no mínimo, 12 meses.