----- Enade ----- INFORMAÇÕES GERAIS
a
TWITTER
b
FACEBOOK
x
INSTAGRAM
r
YOUTUBE

 

----- Enade ----- INFORMAÇÕES GERAIS
----- Enade ----- INFORMAÇÕES GERAIS

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

 

Objetivos

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

 

Sobre os resultados

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

 

Por que fazer? 

O Enade é componente curricular obrigatório nos cursos de graduação conforme determina a Lei nº 10.861, §5º, Art. 5º, sendo inscrita no histórico escolar do estudante a situação, conforme Portaria Normativa nº 40, na atual redação, e Portaria Normativa nº 08.

 

PORTARIA, clique aqui e confira

 

As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

 

Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:

Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;

Componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia avaliado, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

 

Qual é o peso das partes da prova?

Formação Geral (FG). Composta de 10 questões, sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas = 25%

Componentes Específicos (CE). Composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas = 75% 

 

Data da prova 

A prova do Enade 2018 será aplicada em 25 de novembro de 2018, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília/DF. 

 

Orientações 

O estudante deve comparecer no local da prova no dia e horário especificados com documento oficial de identificação, com fotografia. Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação. Não será permitido, também, o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília).

 

Quem deve fazer

Você deverá participar do Enade se for considerado concluinte de um dos cursos selecionados pelo Ministério da Educação.
A escolha dos cursos é feita pelo MEC e a seleção dos alunos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Todos os cursos são reavaliados a cada três anos.

 

Quais cursos da FCV? 

Dentre os oferecidos pela FCV, o Enade 2018 será aplicado aos estudantes concluintes dos seguintes cursos: 

-  Administração;

- Ciências Contábeis;

- Ciências Econômicas;

- Direito;

- Psicologia;

- Tecnologia em Design Gráfico;

- Tecnologia em Gestão Comercial;

- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;

- Tecnologia em Gestão Pública;

- Tecnologia em Logística;

- Tecnologia em Marketing; e

- Tecnologia em Processos Gerenciais.

 

Por que você deve fazer

Para monitorar e melhorar a qualidade do ensino superior no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) estipulou o Enade como um exame obrigatório, e por isso a sua participação é indispensável para a emissão do seu diploma.
Se você realizar a prova, ou se for dispensado dela, a informação constará no seu histórico escolar.

 

Alunos dispensados

Ficam dispensados de realizar a prova em 2018 os estudantes que se enquadram em uma das seguintes condições:
• que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2018;
• estiverem, na data da prova, oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a Unisinos.
• ingressantes dos cursos avaliados pelo Enade 2018;
• ingressantes e concluintes inscritos em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

 

Cadastro do Estudante

Em 2018, o estudante inscrito para participar do Enade deverá realizar seu cadastro no site do Inep*. O prazo para o preenchimento vai até dia 21 de novembro.

*Disponibilizaremos o link do cadastro quando for publicado no site do Inep.

 

Questionário do Estudante

Uma das etapas do Enade é o preenchimento do Questionário do Estudante. Ele é obrigatório para a sua participação.

Você deve preenchê-lo no site do Inep, entre 3 de setembro a 21 de novembro de 2018. Essa etapa é imprescindível para que o aluno tenha acesso ao local da prova, que será divulgado a partir de 9 de novembro, e receba o Cartão de Informação, que deve ser levado junto no dia da prova.

 

Quem são considerados alunos concluintes?

Para os cursos de Bacharelado: São os alunos de cursos de graduação de bacharelado que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo até o término das inscrições, assim como aqueles que tenham expectativa de conclusão até julho de 2019.
Para os cursos Tecnológicos: são considerados concluintes os estudantes de cursos de graduação tecnológica que tiverem concluído 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, ou aqueles com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018.
O aluno que concluir todas as atividades previstas no currículo até 31 de agosto, mas que, por qualquer motivo, não tiver colado grau até esta data, também deverá ser inscrito e realizar o ENADE.

 

Alunos ingressantes precisam fazer a prova?

Não. Os estudantes que tenham ingressado no curso no ano de 2018 estão dispensados de fazer a prova.

 

Quem já realizou o ENADE como ingressante precisa fazer como concluinte?

Sim. Os alunos que fizeram ENADE como ingressante e estão dentro dos parâmetros estabelecidos para estudantes concluintes em 2018, deverão realizar o ENADE.

 

O aluno que nunca foi convocado poderá se formar sem fazer o ENADE

Sim. Como o exame de cada curso é trienal, alguns alunos podem não ser convocados por colarem grau antes do final das inscrições do ano em que será realizado o ENADE de seu curso. Nesses casos o aluno é considerado dispensado.

 

Alunos que estão com a matrícula trancada também terão que fazer o ENADE

Sim. Conforme determinação do MEC, se o aluno está dentro dos parâmetros estabelecidos para alunos concluintes, mesmo com a matrícula trancada deverá ser inscrito no ENADE 2018, e realizar a prova para evitar situação de irregularidade caso venha reativar sua matrícula no curso.

 

Como faço para realizar o ENADE caso esteja, no dia da prova, fora do município sede de meu curso?

O estudante selecionado que, na data da prova, estiver fora do município de funcionamento do próprio curso, apenas por motivo por realização de atividade curricular obrigatória, poderá realizar o ENADE 2018 no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova naquele município. Se o comparecimento não for possível, também é possível justificar, desde que o motivo seja considerado válido. Para tanto, informe-se na secretaria do seu curso o quanto antes.

 

Como é divulgado o local da prova

Após preencher o Questionário do Estudante, o aluno será informado do local onde serão aplicadas as provas, exclusivamente através da página inep.gov.br. Para que não haja imprevistos, é importante que o aluno conheça com antecedência o local da prova, que deverá ser em uma escola do município de funcionamento do curso.

 

O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório?

Sim. Por determinação do MEC o preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório. Só após o preenchimento do aluno conhecerá o local onde deverá realizar a prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante. O aluno que não responder o questionário ficará irregular no INEP.

 

Alunos que concluíram os créditos do curso precisam fazer o ENADE?

Os alunos que concluírem o curso e não colarem grau até 31 agosto de 2018 serão inscritos e deverão realizar a prova do ENADE 2018.

 

Troquei de nome, mas a minha inscrição não foi feita com o nome atual. Como faço para realizar a prova?

A inscrição é feita com o CPF e o MEC retira os nomes do registro na Receita Federal. Se o nome não foi atualizado na Receita, o aluno deverá levar no dia da prova a carteira de identidade (ou documento oficial com foto) e o documento oficial que comprova a mudança de nome.

 

Tempo de mínimo de permanência na prova?

A participação será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. O estudante que deixar o local de prova antes de 1 (uma) hora do início de sua realização não poderá assinar a lista de presença e será considerado “ausente”, respondendo pelas mesmas consequências daquele que não compareceu ao exame; ou seja, ficará em situação irregular junto ao Enade 2018. A lista de presença poderá ser disponibilizada aos estudantes somente após 1 (uma) hora do início da prova.

 

 

Compartilhe com seus amigos: