Semana de Psicologia INSCRIÇÕES ABERTAS

Semana de Psicologia INSCRIÇÕES ABERTAS

Os eventos científicos constituem-se como momentos fundamentais na formação acadêmica dos estudantes de curso superior. Eles criam momentos de uma intensa participação, por possibilitar a interação entre os estudantes, pesquisadores e profissionais em atuação no campo, favorecendo novos conhecimentos tanto teóricos quantos vindos da prática.

Nessa perspectiva, o curso de Psicologia da Faculdade Cidade Verde (FCV) promovera a II Semana de Psicologia que tem como tema: “Psicologia e Promoção de Saúde nos Contextos Educacionais”. A ideia é questionar e chegar a algumas respostas sobre como a Psicologia pode contribuir para uma educação integral, reflexiva e crítica.

Para conseguirmos contemplar o público com uma rica produção científica, contaremos com profissionais qualificados de diversas áreas do campo da Psicologia que dialogarão entre si e com o público presente por meio de palestras, minicursos e workshops, que constituirão em momentos cruciais para que o público tome contato com exemplos de intervenções práticas que se pode desenvolver junto a alunos dos vários níveis de ensino: crianças, adolescentes e jovens adultos.

Também reservamos espaço para que a troca de saberes e fazeres seja realizada através de comunicações orais e painéis, bem como, teremos a oportunidade de desfrutar bons momentos apreciando trabalhos artísticos, culturais e musicais.

Objetivos

- Integrar a comunidade acadêmica e profissionais da área da Psicologia, da Educação e áreas afins, disseminando conhecimentos da Psicologia voltados à promoção da saúde noscontextos educacionais;

- Sensibilizar e refletir sobre aspectos que trazem agravos à saúde mental de estudantes de todos os níveis de ensino;

- Sensibilizar a comunidade acadêmica e profissionais quanto às diversas possibilidades de intervenção para a promoção da saúde mental;

- Conhecer diferentes modos de intervenção psicológica que visam promover a saúde mental de estudantes.

Justificativa

A partir de uma discussão com alunos e alunas do curso de Psicologia da FCV para a organização da II Semana de Psicologia, emergiu a temática “Psicologia e Promoção de Saúde nos Contextos Educacionais”. A preocupação levantada partiu da observação dos e das estudantes sobre a incidência cada vez mais visível de transtornos mentais como ansiedade, síndrome do pânico e depressão no próprio meio acadêmico, além de perceberem que crianças próximas de seu convívio têm sido diagnosticadas como portadoras de algum tipo de transtorno mental e problemas neurológicos. O uso de medicamentos, muitas vezes sem um diagnóstico efetivo, a chamada medicalização e patologização de comportamentos também foram preocupações que emergiram.

Considerando a importância dos eventos científicos enquanto momentos de disseminação e troca de conhecimentos é que se propõe a realização da II Semana de Psicologia, que objetiva também conclamar para participação, além de estudantes de Psicologia e psicólogos(as), profissionais da educação como professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores (as) de instituições dos vários níveis de ensino.

Matutino

27/08 – Segunda-feira

8:00h – Recepção, distribuição de pastas, etc

8h30 – coffee break, atividade cultural

9h15 – Palestra: Psicologia e promoção de saúde nos contextos educacionais.

Palestrante: Eliseu de Oliveira Neto (Psicanalista, orientador profissional).

28/08 – Terça-feira (minicursos)

- Adoecimento ou patologização da infância? - 50 vagas - Prof. Ma. Juliana Araújo

- Adolescência e adoecer: as diversas manifestações do adoecimento. - 50 vagas - Prof. Ma. Michelle Santos

29/08 – Quarta-feira (worhshops)

- Aprendendo a aprender: autorregulação de aprendizagem - 40 vagas -  Prof. Ma. Silvia Fleming.

- Cuidados com o corpo e com a mente através do Yoga - 30 vagas - Prof. Ma. Maria Gabriela de Queiroz.

- Jogos terapêuticos: qualidade de vida e contradições entre trabalho e estudos - 40 vagas - Prof. Ma. Carolina Tofanelli

30/08 – Quinta-feira

8h -Apresentação de trabalhos científicos, vídeos, exposições de arte e fotografia.

10h15 – Atividade cultural e encerramento

Noturno

27/08 – Segunda-feira

19h – Recepção, distribuição de pastas, etc

19h30 café, atividade cultural

20h15 – Palestra de abertura: Psicologia e promoção de saúde nos contextos educacionais.

Palestrante: Eliseu de Oliveira Neto (Psicanalista, orientador profissional).

28/08 – Terça-feira (minicursos)

- Adoecimento ou patologização da infância?  - 50 vagas - Prof. Ma. Juliana Araújo

- Adolescência e adoecer: as diversas manifestações do adoeciment -  50 vagas - Prof. Me. Vinicius Romagnolli Rodrigues Gomes

- O futuro bate à porta do(a) universitário(a): saúde mental é possível? - 50 vagas - Psicólogo Antonio Ricardo Guimarães de Abreu

29/08 – Quarta-feira (worhshops)

- Aprendendo a aprender: autorregulação de aprendizagem - 40 vagas - Prof. Ma. Silvia Fleming

- Cuidados com o corpo e com a mente através do Yoga - 30 vagas - Psicóloga, Mestranda Maria Gabriela de Queiroz.

- Jogos terapêuticos: qualidade de vida e contradições entre trabalho e estudos - 40 vagas - Prof. Ma. Carolina Tofanelli.

- Círculos de Construção de Paz na escola - 20 vagas  - Prof. Dra. Waldeciria Costa

- Desenvolvimento de habilidades sociais na escola - 40 vagas - Ma. Jaqueline Bordin

30/08 – Quinta-feira

19h -Apresentação de trabalhos científicos, vídeos, exposições de arte e fotografia.

21h15– Atividade cultural e encerramento

ATENÇÃO: Lembre-se de escolher 2 atividades: 1 minicurso no dia 28 e 1 workshop no dia 29

Matutino - CLIQUE AQUI

Noturno - CLIQUE AQUI